Super Bowl é um jogo do campeonato da National Football League (NFL) dos Estados Unidos, que decide o campeão da temporada do ano anterior. Surgido em 1967, a partir da junção das duas principais ligas do desporto no País (NFC e AFC), é um evento desportivo com alta audiência televisiva no País, assistido anualmente por milhões de pessoas nos Estados Unidos e em todo o mundo.
Do ponto de vista mundial é o segundo mais assistido, só ficando atrás da final da Liga dos Campeões da Uefa. Em fevereiro de 2013, obteve share de 47,8% de todos os lares americanos.
O Super Bowl também tem um destaque impressionante no segmento alimentação. É o segundo maior consumo de comida nos Estados Unidos, só perdendo para o Dia de Ação de Graças. No fim de semana do jogo são consumidos 1,23 bilhões de Chicken Wings.
Os números são altíssimos e impressionantes. Veja abaixo:
– Ingresso mais barato: US$ 2,387 (fevereiro de 2013);
– Ingresso mais caro: US$ 13,120 (fevereiro de 2013);
– Quantidade de cerveja consumida durante o jogo: 50 milhões de latas;
– Quantidade consumida de Chicken Wings no fim de semana do jogo: 1,23 bilhões;
– Audiência televisiva nos EUA: 111 milhões de telespectadores;
– Porcentagem de domicílios ligados: 47,8%;
– Número de câmeras de TV no estádio: 62;
– Preço médio de um comercial de 20?: US$ 3,8 milhões;
– Premiação de cada jogador: Vencedores: US$ 88 mil, Perdedores: US$ 46 mil;
– Quantidade de turistas na cidade sede: 150 mil (o dobro da capacidade do estádio – fevereiro de 2013);
– Lucro gerado para a cidade sede: US$ 400 milhões (fevereiro de 2013).
A ESPN Brasil vai transmitir a partida hoje (02/02), a partir das 21h, horário de Brasilia, diretamente do MetLife Stadium, localizado em East Rutherford, em New Jersey. O ingresso mais caro neste ano é superior a US$ 25 mil.