A primeira manifestação do orgulho gay no Brasil aconteceu em São Paulo, em 1996, e desde o começo teve uma carcaterística curiosa: seu público recorde. A edição deste ano contou com um milhão e meio de pessoas.
Em 2005, o número subiu para 1,8 milhão e, em 2007, a organização estimou cerca de 3,5 milhões de participantes. Esse número a converteu no maior eventodo mundo desse gênero, com um público massivo tanto do Brasil, como internacional.
A Parada Gay, cujo nome oficial é Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), acontece na Avenida Paulista e a cidade fica praticamente interditada durante sua realização.
A festa, que possui como objetivo principal a reivindicação dos direitos do coletivo, também organiza debates, seminários, shows e palestras sobre o assunto. A cada ano, possui um tema diferente.
Parada Gay 2012
O evento desse ano é a 16ª edição do Mês do Orgulho LGBT, e acontece hoje (10/06), a partir do meio-dia, na Avenida Paulista. O lema vai ser “Homofobia tem cura: educação e criminalização! – Preconceito e exclusão, fora de cogitação!”.
O desfile e os demais eventos são organizados pela Associação da Parada do Orgulho Gay de São Paulo. A previsão é de que a festa tenha um público ainda maior que os outros anos, diversos trios elétricos, espetáculos, uma feira cultural e exposições.