Um ato de gentileza contagia: fica mais feliz quem recebe, e quem pratica também! O Dia Mundial da Gentileza foi criado visando espalhar essa alegria e generosidade pelo mundo. Pequenas boas ações só trazem o bem. Se inspire e seja ainda mais gentil!
Além de gerar bem-estar, a gentileza traz excelentes resultados para o mundo dos negócios, conforme explica especialista em gestão e atendimento. A virtude é tão importante que existe uma data específica para celebrá-la: 13 de novembro – Dia Mundial da Gentileza.
William Shakespeare afirmava: “Eu aprendi que ser gentil é mais importante do que estar certo.” Já Mahatma Gandhi dizia que “A gentileza não diminui com o uso. Ela retorna multiplicada.” Sobre o que diziam o renomado autor inglês e o famoso líder espiritual indiano, a ciência comprova: ser gentil vale sim a pena.
Estudos demonstram que pessoas que praticam a gentileza aumentam o seu grau de felicidade. O mecanismo que explica essa relação foi esclarecido numa pesquisa da Universidade Hebraica, em Israel, que descobriu que o ato de ser gentil está ligado ao gene que libera a dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.
Quem ajuda os outros regularmente tem mais saúde mental e menos chances de ter depressão, sofrer de doenças crônicas e possui um sistema imunológico mais forte. Ser gentil é algo tão importante que deve ser praticado todos os dias, e para lembrar as pessoas disso existe até uma data específica, o Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro e instituído durante a conferência de 1996 em Tóquio, Japão, e que reuniu grupos que propagavam a ideia da gentileza pelo mundo.
A gerente de vendas de uma das lojas da Jean Darrot, Aline de Sousa Jesus, sabe bem como ser gentil pode trazer excelentes resultados para a vida pessoal e profissional. Trabalhando na empresa há 13 anos, dos quais cinco ocupando o cargo de gerência, ela conta que o carinho e a boa educação sempre conquistam clientes, que acabam virando bons amigos e voltam.
Sempre com um sorriso no rosto, Aline conta que é comum um ou outro cliente a visitar no trabalho para bater um papo, tomar um café, sem a necessidade de realizar uma compra. “A conversa e o cuidado acabam resultando numa futura compra, quando chega uma nova coleção.”, garante.
Lei da Reciprocidade
A experiência da gerente da Jean Darrot com os seus clientes já resultou até mesmo em convites para festa de casamento. “Um dos clientes, que revende a nossa marca no Interior, chegou a nos convidar para o seu casamento, em Jandaia. Ele quis compartilhar com a gente esse momento especial em sua vida. Acho que é muito resultado desse ambiente harmônico que sempre mantivemos. Foi uma linda festa.”, exemplifica.
Especialista em atendimento e gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e diretora da Spia Consultoria, empresa especializada em pesquisas de Cliente Oculto, Fernanda Fleury confirma que o ato de ser gentil traz sim muitos ganhos, tanto para os profissionais, quanto para as empresas.
Segundo ela, existem várias teorias dentro da Psicologia Social que explicam a máxima de que “gentileza gera gentileza”. Uma delas é a Lei da Reciprocidade, simples de entender e de praticar. “É só fazer pelos outros o que gostaríamos que os outros fizessem por nós. Quando você oferece mais que o cliente espera, esse algo a mais, inconscientemente, é retribuído por esta pessoa.”, explica. A especialista esclarece também que o mesmo ocorre quando o atendimento é negativo.
Conforme Fernanda Fleury, uma empresa é formada por pessoas e existe para satisfazer e atender às necessidades de outras pessoas, por isso a forma como se tratam os clientes deve ser compartilhada por todos, desde os donos da organização até os ocupantes das funções de menor hierarquia.
“Quando falo em pessoas, não me refiro exclusivamente aos diretores, gestores e líderes, mas a todos que fazem parte dos processos de uma empresa, as equipes e funcionários de todos os níveis hierárquicos e áreas. E sim! Os gestores e líderes devem ser referência deste bom atendimento para a equipe, ditando a cultura organizacional.”, esclarece Fernanda.
A consultora Fernanda Fleury explica que que pessoas gentis sempre tentam se colocar no lugar do outro, são bons ouvintes e praticam a arte da paciência, e estes aspectos, segundo ela, são os segredos da verdadeira gentileza.
“Pessoas gentis também são capazes de pedir desculpas, quando descobrem que erraram, são solidários e companheiras. Procuram analisar as situações e serem justos. São capazes de resolver muitos conflitos, somente com seu jeito de ser.”, pontua a especialista.