Experiência de Marca

Hello Kitty vira embaixadora do Japão no espaço

A embaixadora do Japão para desenvolver tecnologia espacial é Hello Kitty. Sua missão será convencer empresas a investir em projetos e tecnologia espacial.

A mais nova embaixadora do Japão para desenvolver tecnologia espacial é uma velha conhecida do mundo: Hello Kitty. Em uma “missão” de marketing promocional para acelerar as empresas japonesas a investir no desenvolvimento espacial do país, a gata mais famosa do planeta foi mandada ao espaço.

No mundo inteiro as pessoas conhecem a gatinha com um laço rosa na cabeça, um dos mascotes mais famosos do Japão. Ela já virou merchandise, programa de TV, restaurante, parque temático e até um balão gigante na parada de Ação de Graças da loja Macy’s. Agora ela ruma ao futuro, a bordo de um satélite espacial.

hello kitty embaixadora do Japão no espaço

A marca detentora da imagem da Hello Kitty, Sanrio, criou esta iniciativa em parceria com o Ministério da Ciência e Educação do Japão. A ação, que também é uma homenagem aos 40 anos da personagem, faz parte do esforço do primeiro ministro Shinzo Abe para colocar os planos de engenharia e tecnologia espacial japoneses no foco de todo o mundo.

De acordo com Toshiki Tanaka, pesquisador a cargo do projeto na Universidade de Tóquio, esta é uma forma de aproximar mais empresas privadas do desenvolvimento de satélites. Ao usar a famosa felina, a esperança é que fãs se interessem pelo espaço, tornando satélites mais populares. O satélite da Hello Kitty, no tamanho de uma lata de lixo, chamado Hodoyoshi-3, foi lançado em Junho e custou 40 milhões de dólares para ser desenvolvido.

Planeta Terra ao Fundo

Os pesquisadores estão trabalhando para ajustar a posição do satélite de forma que ele tenha a Terra como fundo durante cerca de dois meses. Tudo estrategicamente pensado com a equipe de marketing da Sanrio.

Para que a boneca não fosse danificada pelos raios UV e raios cósmicos, ela foi mantida com roupas brancas e apenas o tope vermelho. De acordo com o site Reuters, a Sanrio está pedindo que os fãs enviem mensagens de 180 caracteres para amigos e familiares, para que estas sejam exibidas no satélite.

Embora as opiniões se dividam quanto à eficácia da ação para atrair investimentos para os esforços de investimento no espaço por parte das empresas, o fato é que 40 anos depois esta mostra-se como uma ação sem precedentes para não deixar a imagem de Hello Kitty se perder no tempo.