Experiência de Marca

Halloween: que sua empresa não seja macabra!

É dia de se fantasiar, assustar pessoas, comer doces e também um dia para as marcas aprenderem algumas lições de live marketing.

Happy Halloween! É dia de se fantasiar, assustar pessoas, comer doces e também um dia para as marcas aprenderem algumas lições de live marketing. Sim, isso mesmo. Essa data é comemorada, principalmente, pelos americanos, mas todos nós podemos saber um pouco mais do mercado usando as figuras macabras do Halloween.

Temos fantasias para todos os gostos e tipos. Veja com qual a sua companhia combina mais (espero que com nenhuma!):

Frankstein

Sua marca está viva, mas é assustadora de se olhar. Você tem criado (com alguma ajuda da ciência e da loucura, quem sabe) coisas com várias partes, imagens e ideias todas bagunçadas. Você tem um site com produtos e imagens, mas eles são todas inconsistentes, e quer promovê-los. Um olhar para toda essa mistura poderia fazer qualquer promocitário gritar.

O que faz que seja tão assustador: Não há consistência. As pessoas não sabem o que esperar de você. Você tem um lado bom, mas as agências estão ocupadas gritando e correndo desse monstro. Sem mencionar uma coisa mais assustadora: a sua popularidade pode cair. Até você apresentar exatamente o que quer (sem mudar de ideia várias e várias vezes) para a agência, a sua marca não tem como atingir a um público-alvo. Seja consistente!

Fantasma

Sua marca é real ou não? Não sabemos. Sim, ela pode ser muito boa, mas a maioria das pessoas não a conhece.

O que faz com que seja tão assustador: O público-alvo não consegue ver a sua marca. E, se por algum acaso eles a enxergarem, provavelmente não vão usar, não importa o quanto maravilhoso você ache que seu produto é. Pare de escondê-lo e faça com que ele seja conhecido!

Múmia

Sua marca parece ótima para 5.000 anos atrás, mas não agora. Ela é estável e reconhecida. Essas faixas fizeram com que chegasse até aqui, então você optou por nunca mudar isso. Por um lado é bom, mas as pessoas não esperam nenhuma novidade dela.

O que faz com que seja tão assustador: Desde o começo a sua marca continua a mesma. Ela precisa evoluir, como as pessoas fazem. Tudo tem altos e baixos. Só certifique-se que o público alvo continua fiel. Mude de vez em quando. Boas surpresas fazem a diferença. Evolua!

Esqueleto

Não há muito o que esperar. Podemos dizer que está só pele e osso. Vende, mas é tão simples e básica como pode ser. As pessoas até conhecem sua marca, mas ela não faz muita diferença.

O que faz com que seja tão assustador: A sua marca é chata. Nada faz com que as pessoas se lembrem dela. Se tem algo diferente a oferecer, ofereça. Inove, crie. Adicione um pouco de live marketing nela. Pode funcionar. Faça com que sua marca seja diferente das outras.

Lobisomem

Parece bem normal, mas quando a lua cheia chega, muda completamente.

O que faz com que seja tão assustador: As agências confiaram em você, seguiram o plano, e, no último instante, você muda de ideia, querendo algo completamente diferente. Assim fica difícil trabalhar. Saiba o que pedir de acordo com o público que você quer atingir.

Pode até ser engraçado, mas são coisas que acontecem no mercado. Não importa se você é jovem ou tem mais idade. As marcas estão aí e elas se importam (ou deveriam se importar) em serem vistas.Tanto é verdade que algumas delas usam essa data para se promover.

A logo é importante. Não se precisa dizer nada. Só de olhar para o desenho e cores, nos lembramos da empresa. E se as logos fossem adaptadas para o Halloween? Confira como elas ficariam:

As marcas também podem fazer sucesso nas redes sociais, divulgando seus produtos especiais de Halloween. Foi o caso da Nike, que no dia 10/10 anunciou a coleção Nike KD 6 Halloween, que brilha no escuro.

No Instagram, Dokin Donuts desafiou os consumidores a decorar os copos com o tema Halloween e compartilhar com a hashtag #DresseDD. A ação de marketing promocional foi em 2012, mas gerou grande buzz nas redes sociais.

Conhece mais uma ação legal? Mande pra gente!

Por Cássia Tavares.