Com a presença do tenista Gustavo Kuerten, o Guga, foi aberta oficialmente no dia 26/09, em Joinville, a edição catarinense do evento Mundo Senai. Durante três dias, as unidades da instituição, que em Santa Catarina integra o Sistema Fiesc estarão abertas à comunidade.
“Às vezes, a gente não se dá conta, mas as oportunidades estão próximas”, afirmou Guga, ao defender que os jovens precisam aproveitar as chances que surgem em suas vidas. Ele lembrou dos cursos de tênis que fez quando se preparava para a carreira. “Eu sonhava ser, talvez, o número um do Brasil. Acabei sendo o número um do mundo”, disse.
Oportunidades que podem fazer a diferença na vida das pessoas. O presidente do Sistema Fiesc, Glauco José Côrte, destacou, citando uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que “Os alunos que realizam o Ensino Médio e um curso técnico, como os do Senai, obtêm remuneração média 15% superior a dos que concluem apenas o Ensino Médio”.
O presidente do Sistema Fiesc explicou também que Gustavo Kuerten foi convidado a participar do evento pelo exemplo que transmite. “Guga não é apenas um campeão no esporte, é um cidadão engajado na comunidade e que valorizar a família. O Senai tem a preocupação de formar não apenas bons profissionais, mas também bons cidadãos”, disse.
Depois da solenidade de abertura, Guga percorreu os ambientes do Senai em Joinville, interagindo com os equipamentos. Ele foi desafiado a realizar operações em máquinas de usinagem e tornearia a CNC (comandos numéricos computadorizados), nas quais conversou com os alunos que representarão Santa Catarina na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento.