Experiência de Marca

Gruppo Campari adquire Cachaça Sagatiba

Essa aquisição inclui a marca Sagatiba (trademark) e todos os ativos da empresa, inclusive os estoques de produtos acabados.

O “Gruppo Campari” adquiriu 100% do capital acionário da empresa Sagatiba Brasil S.A., diretamente e indiretamente controlada pelo empresário Marcos de Moraes. Essa aquisição inclui a marca Sagatiba (trademark) e todos os ativos da empresa, inclusive os estoques de produtos acabados.

“A aquisição de Sagatiba, representa um grande fortalecimento de nosso portfólio dentro deste que é um dos maiores mercados-emergentes. Isto nos permite participar com mais força do maior segmento de bebidas alcoólicas brasileiro, o da cachaça, com um produto totalmente alinhado a tendência deste mercado, que pelas melhorias socioeconômicas, tendem a busca por produtos premium”, comenta Bob Kunze-Concewitz, CEO do “Gruppo Campari”.

“Nos últimos anos, nós construímos a marca Sagatiba no Brasil e em alguns países pelo mundo. Hoje, acreditamos que Sagatiba mereça mais relevância no mercado nacional e internacional. Trabalhando com o Gruppo Campari nestes últimos anos, encontramos uma empresa que tem total expertise e infraestrutura para levar Sagatiba a novos e mais altos níveis”, conclui Marcos de Moraes, presidente da Sagatiba Brasil S.A..

O valor pago pela aquisição é de USD 26 milhões, mais pagamento de remuneração adicional de 7,5% baseado nas vendas líquidas anuais globais consolidadas da marca nos próximos oito anos (earn-out). O múltiplo de referência para o Ebitda em 2012 (primeiro ano de consolidação total da rentabilidade da marca) baseado no preço de aquisição total de USD 36.3 milhões, que inclui o pagamento do earn-out, é de 13 vezes.

Com a aquisição de Sagatiba, o Gruppo Campari busca explorar o crescimento da categoria de cachaça premium no Brasil que acontece devido à maior busca do consumidor por produtos de maior valor agregado, graças ao aumento do poder aquisitivo. Além disso, o Gruppo adiciona um negócio de alta qualidade e potencial no atrativo mercado brasileiro e aumenta a sua relevância no mercado local em termos de portfólio (aperitivos, cachaça, vodka, uísque, licores e conhaque) e de posicionamento de preço ao consumidor.

O Gruppo Campari ocupa uma posição bem estabelecida no Brasil, com uma forte liderança no segmento de aperitivos com marcas internacionalmente conhecidas como Campari (hoje o Brasil é um dos maiores mercados da marca), Cynar e Cinzano. Além disso, o portfólio local inclui Skyy Vodka e marcas reconhecidas como o Conhaque Dreher e os uísques Old Eight e Drury´s.

O portfólio da Sagatiba oferece aos consumidores uma variedade de cachaça de alta qualidade, incluindo uma versão não envelhecida (Pura), vendida principalmente entre o público adulto-jovem e posicionada para consumo em drinks, e um portfólio de versões envelhecidas (Velha e Preciosa), posicionada para um público mais maduro que consome a cachaça pura.

Em termos de consumo, a Sagatiba atingiu a venda de 112 mil (caixas de nove litros) em 2010, registrando um CAGR de 21,6% entre 2005 e 2010 (dados IWSR) O Brasil e responsável por dois terços das vendas globais da marca.