Estratégia

Grupo Petrópolis mira 15% de crescimento em MG até o fim do ano, apostando em patrocínios

Plano Acelera Minas prevê novos patrocínios estratégicos e crescimento de 15% da base de clientes, com marcas como Petra, Itaipava e TNT

Fábrica do Grupo Petrópolis em Uberaba, Minas Gerais.
Fábrica do Grupo Petrópolis em Uberaba, Minas Gerais. Foto: Divulgação

Minas Gerais - O Grupo Petrópolis, empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional, lança o Plano Acelera Minas, que conta com estratégias para fortalecer o grupo no estado. Entre as ações, estão previstos patrocínios a turnês de artistas nacionais e o festival Botecar, além de importantes patrocínios esportivos. O Plano tem por fim atingir, até o fim deste ano, um crescimento de 15% no Estado, em bares, restaurantes, supermercados e lojas de conveniência.

A estratégia capitaliza o ambiente ideal para o negócio: Minas Gerais é um dos principais mercados de consumo de cerveja do país e o terceiro estado com mais cervejarias. Além disso, a capital Belo Horizonte é uma das cidades com maior número de bares do país, com 178 botecos para cada 100 mil habitantes.

O estado tem o segundo maior consumo per capita de cerveja do Brasil, com 70 litros/ano por adulto — à frente de São Paulo (61 litros/ano) e atrás apenas da região metropolitana do Rio de Janeiro (90 litros/ano), com base em dados da Nielsen. E, por fim, a maior e mais moderna fábrica do Grupo está localizada em Uberaba, o que amarra ainda mais a iniciativa.

“Minas Gerais é um dos nossos territórios mais estratégicos, devido ao perfil do consumidor e às diversas oportunidades de proporcionar experiências de marca para a população”, afirma Cristiane Rosa, Head de Marketing, Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis. “O Plano Acelera Minas permite trabalharmos diferentes marcas do nosso portfólio em um ecossistema que dialoga diretamente com o consumidor de cerveja, conforme o território de cada marca”, completa.

Números do Plano Acelera Minas

Mesmo com a retração de 3% no mercado cervejeiro mineiro verificada em 2024, o Grupo Petrópolis avançou 8% em volume vendido no estado — demonstrando a eficácia da estratégia adotada, baseada no mix de patrocínio de eventos, ações nos pontos de venda, marketing segmentado e promoções.

A turnê Tardezinha, que é patrocinada pelo Grupo Petrópolis desde a sua primeira edição, em 2016, gerou um aumento de 27% nas vendas da cerveja Itaipava em edições anteriores no estado e continua puxando os resultados em 2025, com crescimento de público de 15% no show realizado no Mineirão.

Além dos eventos patrocinados pelas cervejas do Grupo, as iniciativas do Plano Acelera Minas englobam ações promocionais ligadas às bebidas prontas Cabaré Ice e Fest Drinks, ao energético TNT Energy e à bebida esportiva TNT Sport Drink.

Para intensificar ações envolvendo a marca TNT, que é a bebida esportiva oficial dos dois principais times do Estado — Atlético e Cruzeiro —, serão feitas ações promocionais em supermercados e lojas de conveniência voltadas aos fãs de esporte. A marca também aposta no território do basquete, pois, em 2025, o TNT se tornou patrocinador oficial da NBA, a mais importante liga de basquete do mundo.  

Ações previstas no Plano Acelera Minas

1 – Fortalecer a oferta de Petra em bares de Belo Horizonte

O Plano prevê um incremento da presença da marca Petra em Belo Horizonte, com uma maior oferta da cerveja em bares da capital. Petra é a marca com maior aceitação entre todas as cervejas do segmento “mainstream”, possuindo o menor índice de rejeição (apenas 1%, segundo pesquisa Kantar).

 “Um dos objetivos do Plano é ampliar o consumo de cerveja nos bares, servida em garrafas retornáveis, que é uma característica do consumidor mineiro”, diz Cristiano Câmara, Diretor Regional Comercial em Minas Gerais. “O consumidor de BH vive a cultura de boteco e tem um relacionamento especial com aquela cerveja que é compartilhada entre amigos”, explica o diretor. O segmento bar representa 40% do volume total de cervejas vendidas em Minas Gerais. 

2 – Posicionar o Grupo em eventos de grande porte

Um dos focos do Plano é incrementar a presença das principais marcas do Grupo em eventos estratégicos de grande porte, totalizando 15 eventos realizados no Estado somente no segundo semestre.

A cerveja Petra, que no primeiro semestre patrocinou entre outros o Carnaval dos Sonhos e o Festival Sensacional, estará presente em mais 10 eventos até dezembro. Entre eles, a turnê de 20 anos de carreira da dupla Jorge & Mateus, o Show do Século na Arena MRV, reunindo alguns dos principais nomes da música sertaneja (Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano, Daniel e César Menotti & Fabiano), e eventos como o Festival Timbre em Uberlândia (com nomes como Iza, Samuel Rosa, Lenine e Duda Beat), assim como shows e festivais nas cidades de Governador Valadares, Uberaba e Pouso Alegre.

Já a marca Black Princess será a cerveja oficial do festival Somos Rock, em Pouso Alegre, e a Itaipava patrocinará o encontro dos cantores Thiaguinho e Belo, em outubro. A Itaipava Premium é a patrocinadora oficial da turnê Tardezinha, de Thiaguinho, cujo show em junho no Mineirão reuniu o maior público até o momento de toda a turnê.

3 – Patrocínio ao Botecar, festival de comida de boteco

Além de proporcionar a degustação de cervejas do portfólio nos eventos patrocinados, este ano o Grupo Petrópolis volta a patrocinar o Botecar, tradicional festival de comida de boteco, que começa em setembro. A cerveja escolhida para harmonizar com as comidas de boteco será a Petra e, durante o festival, haverá uma presença maior da marca em mídia exterior no roteiro dos bares participantes. A campanha, que inclui peças para rádio e digital, deve impactar um público de 1,3 milhão de pessoas.

Objetivos do plano de ação do Grupo Petrópolis

Entre os objetivos do Plano Acelera Minas, estão:

  • Aumentar em 15% da base de clientes no Estado, incluindo bares, restaurantes, supermercados e lojas de conveniência;
  • Dobrar o volume de venda de bebidas prontas – Ices e Drinks em lata;
  • Duplicar o volume de venda de isotônicos;
  • Aumentar o market share do energético TNT – em 2024, o mercado cresceu 5% versus 25% da marca.
Kássia Calonassi
Kássia Calonassi

Head de Conteúdo

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.