O Rio Pro de Surf, no Rio de Janeiro, marcado para iniciar no dia de ontem (11/05), teve sua largada transferida para o dia de hoje (12/05), em função das ondas não estarem favoráveis. O momento é especial dentro d´água, com a participação de Gabriel Medina como primeiro brasileiro a conquistar o título mundial no circuito iniciado em 1976.
O cenário também é perfeito para ativação de marcas, e, mais uma vez, elas estão presente realizando ações de live marketing para se aproximar do seu público-alvo.
Fotos: Divulgação.
O Rio de Janeiro está invadido pelo espírito do surfe. A fim de chamar o público para o Oi Rio Pro Apresentado por Corona, a etapa brasileira da elite do surfe mundial que acontece até 23 de maio, pranchas shapeadas pela lenda do surfe nacional, Daniel Friedman, estão expostas pela cidade.
Artistas consagrados da surf style, como Marcelo Macedo Mack, Rafael Uzai e Bê Sadala foram alguns dos responsáveis pelas pinturas das pranchas.
O resultado desses trabalhos deu origem à “Rio SurfBoards Parade”, um projeto da World Surf League, criado e executado pelas agências parceiras da entidade no Brasil, a Zerotrês, de marketing promocional e a 213 Sports, de marketing esportivo, que tem as obras espalhadas em 20 pontos do Rio de Janeiro. Entre eles, as praias do Arpoador, Copacabana, Ipanema, Barra e Recreio; Norte Shopping e Leblon; entre outros.
Cada prancha conta com um QR Code, que direciona o usuário para o site da World Surf League (WSL) entidade internacional responsável pela realização do Campeonato Mundial.
A partir da fase final da competição, todas as pranchas serão levadas para a Praia do Postinho, na Barra. O Studio Peixe, convidado pela WSL, realiza a curadoria da exposição e selecionou os artistas genuinamente cariocas, que têm em comum a cidade maravilhosa, o mar e o surfe como inspirações.
Cerveja Corona
As agências são responsáveis pela ativação da marca de cerveja Corona Extra nos dias de disputa. Praia, surfe, lounge music e pessoas a fim de curtir boas vibrações.
Com essa atmosfera, o “Lounge Corona” recebe o público com música e SPA. Além disso, serão realizadas aulas de stand up paddle e apresentações com profissionais de kitesurf.
E as atrações não param por aí: serão realizadas ainda apresentações de slackline nos dias de competição. Quem estiver na praia, assistindo às manobras radicais dos maiores nomes do surfe no mundo, também terão a chance de ganhar brindes.O público da área vip terá presentes especiais.
Surf no Escuro
Outra ação de live marketing que vai mobilizar quem estiver na Praia do Postinho é a do Guaraná Antarctica, que será pura diversão. Dentro de um espaço fechado e escuro, foi instalada uma prancha mecânica.
Cada participante terá dois minutos para se manter em pé. Uma câmera infravermelha, dentro do estande, transmitirá a performance do mais novo candidato a surfista para TVs do lado de fora da estrutura.
Preocupação Ambiental
Para cuidar da praia onde serão realizadas as competições, a Zerotrês e a 213 Sports realizarão a ação de marketing sustentável de descarte ecológico: o Save The Beach.
Caixas de madeira caracterizadas para coleta seletiva em espaços de ativação da Corona serão disponibilizadas para cada tipo de material que pode ser descartado pelo público que estiver no espaço. Também serão distribuídas sacolinhas ecológicas para conscientizar o público do local a cuidar do seu próprio lixo.
As garrafas plásticas coletadas serão enviadas para uma cooperativa para reciclagem. Já os vidros serão destinados para o projeto “Vidro é Comida”. Cada 120 kg de vidro entregues serão trocados por uma cesta básica e doado para o projeto Rocinha Surfe Escola.