Experiência de Marca

Grand Prix de Promo em Dubai foi uma trilha sonora

O Grand Prix, ou aquele que foi considerado o melhor <em>case </em>do ano na categoria Promo & Activation, não foi o mais tecnológico, ou o que teve maior adesão no Facebook ou um aplicativo inovador para o iPad.

Na noite de ontem (30/03), foram divulgados em Dubai os vencedores do Festival Dubai Lynx 2011. No total, oito cases de Promo & Activation foram reconhecidos com um Grand Prix (também premiado como Bronze), um Gold, dois Silvers e cinco Bronzes.

O Grand Prix, ou aquele que foi considerado o melhor case do ano na categoria Promo & Activation, não foi o mais tecnológico, ou o que teve maior adesão no Facebook ou um aplicativo inovador para o iPad.

Contrariando algumas tendências mundiais e investindo na simplicidade, o case foi realizado na cidade de Manama, de Bahrain, um país-arquipélago a Oeste do Golfo Pérsico. A ação foi realizada para a maior empresa de telecomunicações de Bahrain, a Batelco.

A companhia decidiu criar uma assinatura de áudio que fosse, além de ouvida e identificada, amada pelos consumidores. O conceito da promoção consistiu em compor cinco faixas sonoras de gêneros populares, que se transformaram no CD “SuperSonic Batelco”. Este CD foi distribuído para DJs, que tocaram as músicas em nightclubs, restaurantes e lounges. Ao cair no gosto popular, aos poucos os consumidores começaram a pedir para ter as músicas para si… E a Batelco passou a distribuir os CDs para os clubbers. As músicas começaram a ser também baixadas da internet como ringtones e várias outras iniciativas.

Em duas semanas, mais de 100 mil CDs SuperSonic foram distribuídos e mais de 21 mil downloads foram feitos. Apenas para ter uma ideia do impacto da ação, a população total de Bahrain é de 1,2 milhões de habitantes e 65% dela é composta por jovens, principal público da Batelco.

No call center da empresa, as seis mil ligações recebidas diariamente se transformaram em seis mil oportunidades de exposição de marca – sem qualquer centavo gasto em publicidade. Pela primeira vez, uma assinatura de áudio não apenas mobilizou pessoas, mas colocou-as para dançar.

As campanhas vencedoras em Promo e demais categorias podem ser visualizadas aqui.