O governador Beto Richa (PSDB) vai enviar à Assembleia Legislativa ainda neste mês a mensagem que cria a Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto, que vai oferecer desconto tributário a empresas que investirem em projetos esportivos, foi tema de audiência pública no dia 09/05, na Assembleia.
Na audiência pública, os secretários de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, e do Esporte, Evandro Roman, explicaram como será a nova lei. Segundo Hauly, o governo do Paraná deve abrir mão de uma receita de R$ 10 milhões por ano com o abatimento de ICMS das empresas.
O projeto, segundo Hauly, é considerado inédito porque nunca foi usado o ICMS no Paraná para incentivar o esporte. O dinheiro será usado em programas de iniciação esportiva junto a escolas, formação de equipes, atividades pré-olímpicas, paraolímpicas e olímpicas para que o Paraná tenha presença nacional em todas as modalidades esportivas.
O ex boxeador Acelino “Popó” e a ginasta olímpica Danielle Hipólito foram convidados para falar na audiência pública. “Sei da importância do apoio governamental e das empresas investirem nos atletas. Isso só melhora a vida do cidadão. O esporte mudou a minha vida e de toda a minha família. Espero que os empresários se mobilizem para abraçar essa causa”, sugeriu Popó, que começou a carreira aos 13 anos de idade.