Experiência de Marca

Goiânia recebe pela primeira vez a Fenatran

Na programação da Fenatran Centro-Oeste estão previstas exposição interna e externa de veículos pesados, estandes para lançamentos de produtos e serviços, seminários empresariais, <em>workshops</em> comerciais, entre outras atividades.

Considerado o maior evento na área de produtos e serviços destinados aos transportadores de cargas e operadores logísticos da América Latina, a Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga) chega este ano a Goiânia e será realizada entre 14 e 17/10, no Centro de Convenções da Capital.

Na programação da Fenatran Centro-Oeste estão previstas exposição interna e externa de veículos pesados, estandes para lançamentos de produtos e serviços, seminários empresariais, workshops comerciais, rodada de negócios, Clube Comprador Premium, test-drive, entre outras atividades.

Foto: Divulgação/Flickr Fenatran.
A feira irá expor os mais novos produtos do segmento de transporte de carga pesada.

A feira de negócios trará a oportunidade da realização da exposição de lançamentos globais para milhares de profissionais do setor interessados em conhecer as tendências do segmento, além do desenvolvimento de debates e de apontamentos de tendências do setor. Da área prevista, 70% já foi comercializada na noite de lançamento.

A Capital goiana é a primeira cidade a receber uma edição regional do evento, que é promovido a cada dois anos em São Paulo. São estimados oito mil visitantes, principalmente empresários do setor de transporte, profissionais, industriais, comerciantes, distribuidores e técnicos dos setores e afins.

A escolha do Centro-Oeste para sediar o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga se deve à importância estratégica da região para o País, exatamente pelo enorme potencial econômico e industrial e pelo fato de ser um dos principais celeiros do agronegócio brasileiro.

Para o presidente da Reed Exhibitions Alcantara, Juan Pablo De Vera, a cidade foi escolhida por ser um importante ponto para o transporte e a logística do País. O presidente da NTC & Logística, José Hélio Fernandes, complementou que não há como impedir o crescimento do Centro-Oeste. “As novidades do setor serão apresentadas nos anos pares em Goiás”, revela.

De acordo com dados do “Estudo Centro-Oeste Competitivo”, a produção industrial da área central do País movimentou R$ 81,6 bilhões em 2010. Desse total, 75% estão concentrados em 15 cadeias produtivas instaladas na região: adubos e fertilizantes, algodão, avicultura, bebidas, bovinos, calcário, cana de açúcar, cobre, ferro e aço, madeira, milho, petróleo e derivados, químicos industriais, soja, veículos e autopeças.Na agropecuária, as cadeias de cana-de-açúcar, bovinos, soja, milho e algodão representam 95% da produção regional.

Além da relevância econômica, industrial e comercial, a região é favorável em logística e transporte pela localização estratégica no Centro do Brasil, interligando diversas regiões e representando caminho para escoamento de riquezas produzidas por diferentes segmentos da indústria e comércio.

Os Estados que integram a área central do País – Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul –, junto com o Distrito Federal, concentram mais de onze mil empresas de transporte de carga brasileira, segundo dados do Registro Nacional do Transporte de Cargas da Agência Nacional do Transporte Terrestre (ANTT).

Goiás é o terceiro Estado brasileiro em crescimento de renda líquida e também o terceiro no ranking da dívida corrente líquida, isso é, a diferença do que deve e o que tem a receber. “Somos um Estado com a situação econômica saudável”, explica o deputado federal, Vilmar Rocha.

Também faz parte das metas da empresa investir no Centro-Oeste, especialmente em Goiânia, para tornar a Capital do Estado de Goiás em polo irradiador da parte central do País. “Para consolidá-la como um grande centro regional de feiras de negócios. Nosso objetivo é trazer, juntamente com parceiros locais, novos eventos”, enfatiza o presidente da empresa, Juan Pablo De Vera.