Conservar o meio ambiente é dever de todo cidadão. Com o objetivo de mudar hábitos e promover uma reeducação ambiental de banhistas, comerciantes, turistas e frequentadores da orla de Boa Viagem, o Projeto Praia Limpa está de volta. As ações do projeto incentivam práticas cidadãs voltadas para a consciência e educação ambiental quanto ao uso da praia.
O projeto, realizado pela Rede Globo Nordeste, com apoio da Prefeitura do Recife, já faz parte do verão de Boa Viagem. A ideia é sensibilizar a população para não deixar lixo no mar ou na areia, já que as consequências dessa atitude põem em risco os diversos ecossistemas, como praias, recifes e manguezais.
Diariamente, 54 garis trabalham para retirar todo o lixo deixado na orla de Boa Viagem, com auxílio dos caminhões e das máquinas de peneiração. Esses resíduos são deixados na praia, sobretudo, pelos próprios frequentadores e pelas pessoas que trabalham na área.
Todo esse material jogado na areia e até no mar afeta diversos animais e vegetais que dependem de ecossistemas equilibrados, isto é, sem poluição para se desenvolver, reproduzir e alimentar. Além disso, o lixo torna o ambiente não confortável para o lazer e o turismo. Por isso, vamos manter a nossa praia sempre limpa!
Ações
Durante o verão, o Praia Limpa irá distribuir, aos sábados, domingos e feriados, até março de 2010, 1.800.000 saquinhos em seis quilômetros da orla. Os saquinhos serão entregues para os banhistas e os comerciantes pelos monitores do projeto, que estarão de plantão nos finais de semana para orientar o público sobre a importância de conservar o meio ambiente.
Sete estandes de apoio, cada um sinalizado com uma cor, serão posicionados ao longo da orla, a cada quilômetro, como base para os monitores. Nesses estandes, a equipe do Praia Limpa também entregará pulseiras para identificação das crianças. Assim, a criança que se perder pode ser levada para a área da praia identificada com a cor da pulseira, ajudando os pais a encontrá-la.
Nesta edição, o Praia Limpa traz algumas novidades. Para contribuir ainda mais com a conservação do meio ambiente, pela primeira vez, os monitores usarão camisas ecológicas, feitas 50% de PET e 50% de algodão, e ecobags para armazenar os saquinhos.
Outra inovação deste ano é a instalação de lixeiras móveis (com sacos de 100 litros cada), nos finais de semana, a cada 50 metros de praia para que o banhista coloque o saquinho com o lixo no seu devido lugar. Todo o lixo será recolhido pela Prefeitura do Recife.