Experiência de Marca

Gifts: aproximando marcas e consumidores

As empresas estão se adaptando no que diz respeito à interação com os consumidores. Seja em eventos ou até mesmo <em>on-line</em>, elas têm que fazer com que o produto e/ou serviço sejam lembrados.

As empresas e marcas estão se adaptando no que diz respeito à interação com os consumidores. Seja em eventos ou até mesmo on-line, elas têm que fazer com que o produto e/ou serviço sejam lembrados.

Convenhamos: dar um brinde é uma forma legal, e, (na maioria das vezes) de baixo custo, fazendo com que os consumidores lembrem-se de uma marca ou de um evento que participaram. Essa estratégia de marketing promocional funciona e vem sendo desenvolvida ao longo dos anos.

Escrevo “desenvolvida”, porque cada vez mais vemos que os brindes têm tido um upgrade de uns tempos pra cá. Quem aqui já não recebeu um chaveiro, um bloquinho ou uma caneta como brinde? Eu já. Confesso que gostaria de ter ganho algo melhor, porque sempre são as mesmas coisas. Hoje (ainda bem), as pessoas andam mais criativas no que diz respeito a isso.

Se uma empresa está procurando uma maneira de promover uma marca ou fazer os negócios crescerem, os brindes são uma boa estratégia para esses objetivos. E tem gente que ainda não conhece o poder que eles têm!

De acordo com a Marina Pechlivanis, “Gifts, dependendo da forma como são planejados, são poderosíssimos. Primeiro, por despertar desejos — de conhecimento, de contato, de aquisição, de posse, de coleção”, conta.

Com as festas de fim de ano chegando, o mercado de brindes está em alta e espera atender a demanda de produtos para o período. A Copa do Mundo de 14 e as Olimpíadas de 16 são grandes oportunidades para as empresas.

Mas olha: se você tem uma empresa e quer distribuir brindes, lembre-se que o material é uma estratégia promocional para fixar a marca da empresa e auxiliar na fidelização do cliente, por isso precisa ser produzido com materiais que ofereçam resistência e durabilidade!

24 Horas Com Você

Eles podem fazer com que sua marca seja lembrada e fazer com que outras pessoas a conheçam de um jeito que os comerciais convencionais não conseguem fazer. Escritórios, cozinhas, carros são lugares onde os brindes podem estar. Os comerciais estão toda hora nesses lugares? Só se você tiver uma TV ligada 24 horas em cada um deles.

Experiência de Marca Nota 10

Os brindes podem, também, fazer com que a experiência de marca fique mais valiosa. Claro que você gostaria que as pessoas fossem até sua loja e comprassem seus produtos, mas, quando você deixa que eles tenham algum deles de graça é como se dissesse “pode provar, eu sei que você vai voltar!”.

Economiza Money!

As empresas podem poupar um bom dinheiro distribuindo brindes por aí. “Mas, como assim?”, você pode pensar. Claro que custa dinheiro fazer e distribuí-los, mas acredite: é muito mais barato e (dependendo do brinde) e eficiente do que propagandas convencionais.

Melhora Imagem e Percepção de Marca

Brindes são uma ótima maneira de influenciar nas percepções. Quando uma marca dá alguma coisa, ela pode ser vista como generosa e as pessoas sentem-se mais amigáveis com ela. Quem aqui não gosta de ser surpreendido com um presente?

A Uakari criou um gift institucional que une as duas coisas que mais têm a ver com a agência: criatividade e marketing. O kit incluía sacola, calendário e toy art para recortar e montar. Relembre aqui.

Já a Mary Kay celebrou os 15 anos da marca no Brasil distribuindo 142 colares com pingente no formato do ícone “&”, assinado pela designer Paula Velloso, simbolizando união e solidez. O presente foi enviado para personalidades femininas brasileiras – artistas, jornalistas, atletas e políticas. Veja aqui.

O Pão de Açúcar não ficou de fora e distribuiu sacolas metalizadas para ativar o novo conceito de rede: “Um momento feliz é a gente que cria”. O mote foi “Receitas de Felicidade”. Receitas vinham escritas na sacola que continham os ingredientes necessários para prepará-las. Relembre.

Brindes sustentáveis também valem! O kit de fim de ano do Villagio Manguinhos foi distribuído entre os corretores do Incortel/Living. Nos presentes, estavam pendrives, caneta e chaveiro, todos feitos em material reciclável!

De acordo com Carlos Tanure, diretor da Moleco, especializada em brindes sustentáveis, declara que “Acreditando em uma nova geração de consumidores, conscientes e preocupados com a nova realidade socioeconômica mundial, o Moleco surgiu para atender a uma crescente demanda por produtos e processos amigos do meio ambiente.”

Todo o papel empregado na produção do Moleco é reciclado e 100% reciclável. “Acreditamos que dessa forma estamos fazendo nossa parte no que diz respeito à preservação de recursos naturais (madeira, energia e água), à minimização da poluição e à diminuição da quantidade de lixos que vai para os aterros”, conclui Tanure.

Loucos por Brindes

Gente louca por brinde também aparece por aqui. Lembra da “caçadora de brindes”? Pra você que não sabe, olha o que ela fez: Cláudia Simões entrou sem convite no Fashion Rio em 2010, sentou na fila A e começou a pegar os brindes, dela e de todo o mundo. Veja a matéria na íntegra aqui.

Sandra Silva, que adora gifts (Foto: Divulgação).

OK. Gifts em eventos promovem a marca e a empresa e isso é ótimo. Mas só vale assim? E na internet, quando as marcas agradecem aos seus fãs por eles serem fiéis? Muitas empresas misturam a interação entre digital e real, fazendo ações de marketing promocional simplesmente incríveis e que geram um grande buzz.

As marcas quase sempre pedem por likes, compartilhamentos e seguidores nas redes sociais. Às vezes, para mostrar o quanto são gratos, eles fazem coisas impressionantes para agradecer aos fãs. Muito mais que experiências on-line, as marcas transformam a interação digital em experiências reais, que fazem com que as marcas fiquem mais “humanas”.

Como parte da campanha Flying in The Face of Ordinary, a Virgin Atlantic decidiu enviar funcionários de Londres e membros da cabine para alegrar a vida das pessoas em Boston, distribuindo gifts e fazendo gentilezas para aquelas pessoas que não estavam tendo um dia tããão maravilhoso.

A Virgin Atlantic monitorou o Twitter dos seguidores, e, dependendo do que eles tweetavam, a companhia aérea mandava uma DM para localizá-los. A empresa fez coisas incríveis, como entregar 100 cupcakes para um blogueiro e para as pessoas que trabalhavam com ele; dar uma carona para uma mulher que tinha uma reunião de negócios e entregar um par de luvas e uma touca para uma seguidora que twittou que estava com frio.

Ele twittou que estava com dificuldades em se manter acordado. A marca ofereceu alguns cupcakes e café, e ele aceitou! (Foto: Reprodução/Twitter).
O sortudo com o café e cupcakes (Foto: Reprodução/ first2board).
Uma carona para a moça que tinha que estar na reunião (Foto: Reprodução/ first2board).
Cem minicupcakes para o blogueiro e seus colaboradores (Foto: Reprodução/ first2board).

Em agosto, Shane Bennett, cliente da Samsung, entrou em contato com a marca pelo Facebook, pedindo um Galaxy S3. Ele fez até um desenho de um dinossauro, esperando agradar ao pessoal da companhia. A empresa respondeu dizendo o porque não poderia dar um celular a ele, e incluiu um desenho de canguru na mensagem.

A conversa repercutiu na internet e a Samsung resolveu dar um Galaxy S3 para o Shane Bennett. O smartphone  teve um toque especial: o desenho do dinossauro,que ele havia mandado, foi parar na parte de trás do celular.

Smartphone novo e agradecimentos da Samsung (Foto: Divulgação).

E, para homenagear as mais influentes seguidoras no Twitter, a Taco Bell enviou dois anéis para oito followers, um dizendo “taco” e outro dizendo “bell”. Nem precisa dizer que elas publicaram fotos do presente na hora!

Anel Taco Bell (Foto: Divulgação).

O que tem a ver a Chevrolet com um fã de futebol? A realização de um sonho! O David Bowers é um aficionado por futebol que vive na Austrália. No começo do ano, era o sonho dele ver o time favorito, Bradford City, disputar a final em Wembley.

Pensando que ele não poderia ir ver o jogo (afinal, Wembley fica no Reino Unido), ele  postou uma foto dele mesmo no Facebook pedindo um milhão de likes, persuadindo a esposa para deixá-lo ir ver a partida.

Para a surpresa dele, rapidamente o post recebeu centenas de likes. Aí Chevrolet entrou na história. A empresa bancou a viagem e ainda deu um carro pra ele usar enquanto estava no Reino Unido.

“Minha esposa diz que se eu conseguir um milhão de likes eu posso ir ver Broadford City em Wembley (Eu vivo na Austrália) (Foto: Divulgação).

Um dia, um blogueiro chamado de “Rob G.” escreveu em seu blog o quanto ele amava o biscoito Pepperidge Farm Milanos. É um post bizarro contando a história de como ele por um acaso comprou os cookies e se apaixonou pelo sabor deles.

A marca achou essa postagem e fez algo que, com certeza deixou o blogueiro muito feliz: enviou uma caixa cheia de pacotes de biscoitos juntamente com um bilhete escrito à mão, agradecendo por ele gostar tanto do produto. Um gesto simples e legal, que dá repercussão.

Muitos biscoitos para Rob G (Foto: Divulgação).

Esses são belos exemplos de como as marcas podem promover seus produtos de uma forma simples e que dá resultado, e mostra a força que as ações de marketing promocional fazendo uso do brinde têm no momento de aproximação com o target.

Por Cássia Tavares.