Experiência de Marca

Lego Serious Play na gestão de marcas

Facilitador da metodologia, Maka Werner explica que ela é capaz de gerar um melhor posicionamento, visão de futuro, estratégia em tempo real e inovação para as marcas.

Facilitador da metodologia, Maka Werner explica que ela é capaz de gerar um melhor posicionamento, visão de futuro, estratégia em tempo real e inovação para as marcas.

O Lego sempre foi considerado uma brincadeira de criança, porém, no mercado de trabalho atual, as peças com diferentes formatos e cores, se tornaram uma ferramenta essencial para as empresas.

Leia também: Lego constrói Bugatti Chiron em tamanho real.

Os blocos possibilitam uma construção metafórica de cenários e estratégias, proporcionando a resolução de problemas empresariais nas organizações.

No âmbito empresarial, o Lego Serious Play busca desenvolver cenários mais atrativos e criativos, com a utilização de metáforas, criando interações e coparticipações entre os envolvidos.

O método estratégico é projetado para conduzir reuniões, melhorar a comunicação, facilitar o pensamento, materializar ideias e auxiliar nos processos de análise e busca de soluções de problemas dentro das organizações, tudo baseado em estratégias em tempo real e quebrando o padrão de pensamento convencional.

A metodologia evoluiu bastante e acabou tornando-se uma das melhores estratégias para a tomada de decisão nas organizações.

Na gestão de marcas o cenário não é diferente: a metodologia aliada ao branding intensifica e melhora o entendimento e a visão de marca que os stakeholders possuem e esperam de uma organização.

“Ao unirmos a metodologia do Lego Serious Play com o branding, temos um resultado extraordinário, onde a visão interna sobre os anseios de cada marca podem ser compartilhados e visualizados em um formato de três dimensões por todos os participantes.”, comenta Maka Werner, professor, empresário e facilitador da metodologia.

Maka ainda ressalta que a metodologia é capaz de unificar e categorizar visões até então não reveladas pelos seus participantes. “As construções e as metáforas utilizadas pelos participantes podem levar as marcas a um novo posicionamento, mais real e próximo a essência de cada empresa.”

A metodologia do Lego Serious Play é uma grande possibilidade para o desenvolvimento de estratégias de marca, principalmente ao unificar a construção de metáforas onde os participantes conseguem descrever e construir processos reais e a conexão destes pontos com a rápida implementação em tempo real.
 
Projetando a visão de futuro

Atualmente, as organizações buscam alternativas para aproximar os potenciais e já consolidados clientes das marcas. Com o método, as marcas projetam uma visão de futuro, do que querem ser amanhã, e, principalmente, de como querem ser vistas por seus consumidores. “Desta forma, pode-se definir estes canais, já que é possível ter uma visão 3D de todo o processo.”, observa Maka.

O facilitador da metodologia ressalta que a capacidade de gerir novos mindsets e mudar comportamentos dentro da organização é um dos grandes diferenciais. “Desta maneira o processo de pulverização das marcas fica muito mais visível, todas as estratégias podem ser visualizadas e exploradas ao máximo.”, comenta.

Com a metodologia é possível moldar as etapas de acordo com as necessidades de cada organização. Além disso, aliada a outras pode potencializar ainda mais o resultado.

“A metodologia do TXM Branding, por exemplo, pode auxiliar neste processo, oferecendo projetos mais cocriativos. Utilizamos o Lego Serious Play em conjunto com o TXM Branding e temos resultado fantásticos que auxiliam na construção de marcas e novas experiências para consumidores.”, finaliza Maka.