Experiência de Marca

Latam Retail Show divulga manifesto com apoio de 33 entidades

Diante da frágil situação do país, os organizadores divulgaram uma Carta ao final do evento

Mais uma vez a Latam Retail Show foi um sucesso, reunindo milhares de profissionais e empresários do varejo brasileiro. E como não poderia deixar de ser, a conjuntura e os rumos do país foram debatidos nos diversos painéis de debates realizados no evento. Diante da frágil situação do país, os organizadores divulgaram um manifesto em formato de Carta, com o apoio de 33 entidades de classe.

Veja na íntegra:

No cenário global, definitivamente, vivemos tempos voláteis, imprevisíveis, e em profunda e constante transformação.

Na realidade nacional, muitos outros elementos devem ser acrescidos ao já instável quadro global, tornando a atividade empresarial muito mais complexa e desafiadora. Quando não desestimulante e frustrante.

Os períodos recentes foram marcados pelo crescimento da corrupção, pelo desvio de recursos, pelo desvirtuamento do papel do Estado e pela política do compadrio que deixaram um enorme legado de problemas a serem resolvidos.

Foram anos em que regredimos em termos econômicos, políticos e sociais, e onde Educação, Segurança e Saúde, atividades de responsabilidade indissociável do Estado, não foram sequer cuidadas da forma como deveriam.

Períodos onde perdemos talentos para as oportunidades além fronteira, frustrados com a situação e as perspectivas locais.

Períodos onde ser empresário, dirigente ou profissional, especialmente no comércio e no varejo, se tornou mais difícil e desafiador pelos equívocos cometidos na condução dos assuntos de responsabilidade do Estado. E, em parte, por nossa própria omissão.

Não mais pode ser aceito que nossa história, nossa sociedade e o sonho de um País melhor sejam tratados de forma simplista e apenas ao sabor dos interesses de curto prazo.

Precisamos encarar a realidade que o País só será viável e saudável se enfrentar os desafios das reformas estruturais, especialmente a Previdenciária, a Tributária e a Política, com os riscos inerentes da eventual impopularidade por sua implantação.

No momento em que o Brasil se prepara para decidir quem o conduzirá no próximo período presidencial, bem como os nossos representantes no Congresso Nacional, as entidades e associações de todos os setores relevantes que envolvem o consumo, o comércio e o varejo – os maiores empregadores privados do País – se unem para manifestar sua determinação de atuarem em prol da construção de um Brasil mais justo socialmente, mais ético nos negócios e nas relações empresariais e comprometido com um projeto de longo prazo que potencialize seus recursos, competências e vocações.

Estamos todos sensibilizados que não será com palavras ou manifestos que mudaremos o que ocorreu nos últimos tempos.

Por isso mesmo, convocamos todos aqueles que estão comprometidos com um projeto de um País maior e melhor na política, na economia e nos temas sociais, a estarem conosco para tornar essa proposta uma realidade.

Talvez seja esta uma das mais importantes oportunidades para nos envolvermos de forma decisiva para construirmos o futuro que queremos, com as transformações estruturais que não mais podem ser adiadas.

Quem é do comércio e do varejo sabe ouvir e interpretar as demandas emergentes.

Ou mudamos ou estaremos nos condenando a ficarmos cada vez menos relevantes globalmente e seremos cobrados por gerações futuras pelo legado de um país dilapidado.

O empresário nacional dos setores de comércio e varejo quer transformar de forma positiva o Brasil e este é o momento definitivo de assumir esse compromisso publicamente.

Este é o texto da carta que, pela primeira vez, foi assinada por 33 entidades nacionais e regionais ligadas aos setores de Comércio e Varejo, manifestando sua posição sobre o momento do País. O material foi elaborado e divulgado no encerramento da quarta edição do Latam Retail Show.

ABAAS – Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço;
SINDILOJAS SÃO PAULO;
ABCOMM – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico;
ABEMD – Associação Brasileira de Marketing de Dados;
ABF – Associação Brasileira de Franchising;
ABIESV – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo;
ABMAPRO – Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização;
ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento;
ABRALOG – Associação Brasileira de Logística;
ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados;
ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes;
ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil;
ACELERA VAREJO;
ABVP-PE – Associação de Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil – Pernambuco;
AGV – Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo;
AMPRO – Associação de Marketing Promocional;
ANAMACO – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção;
ASBRA – Associação de Supermercados de Brasília;
ASSESPRO – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – São Paulo;
CDL-Fortaleza – Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza;
CDL-POA – Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre;
CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas;
FCDL – Bahia – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia;
FCDL-CE – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Ceara;
FECOMERCIO – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo;
IED – Instituto Europeo di Design – Brasil;
O NEGÓCIO DO VAREJO  PLURAL;
RDI – Retail Design Institute Brasil;
SINCOVAGA – Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios;
IFB – Instituto Foodservice Brasil;
IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo;
LIDE COMÉRCIO – Grupo de Líderes Empresariais do Comércio.