Experiência de Marca

HKS cria campanha contra trabalho escravo

A ação de marketing social é realizada pelo Ministério Público do Trabalho e pela Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.

A ação de marketing social é realizada pelo Ministério Público do Trabalho e pela Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.

A Ideal H+K Strategies criou neste ano como mote principal da campanha #SomosLivres a marca fictícia @artigo 149.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de erradicar o trabalho escravo, com o apoio com a Justa Trama e o Instituto Alinha.

 Desde 1995, o Estado brasileiro já efetuou mais de 53 mil resgates de trabalhadores em condições degradantes, jornada exaustiva, servidão por dívida e trabalho forçado, conceitos básicos que definem trabalho análogo ao de escravo, segundo o artigo 149 do Código Penal Brasileiro.

O setor da moda e confecção é um dos responsáveis pela exploração de trabalhadores.

 #SomosLivres é uma campanha realizada pelo Ministério Público do Trabalho e pela Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).

Seu objetivo é esclarecer para a população brasileira que trabalho escravo contemporâneo é uma grave violação dos direitos humanos, ferindo diretamente a liberdade e a dignidade de trabalhadores.

A campanha defende o conceito brasileiro que caracteriza esse crime – reconhecido internacionalmente como um dos mais avançados no mundo – que é constantemente ameaçado por projetos em tramitação no Congresso Nacional.

Neste ano, quando nosso país foi palco de um cenário eleitoral de extrema polarização, o desafio da Ideal HKS foi fazer esse tema entrar em debate e ficar visível à população.

Para isso, foi desenvolvido narrativa 360º para a campanha #SomosLivres, que teve investimento em anúncios impressos, mídia de performance, além de visibilidade com o perfil @artigo149, na rede social Instagram.

Aliado a isso, a agência criou para a marca fictícia @artigo149 camisetas que foram distribuídas, como de praxe, no universo fashion, na versão de “recebidos”, kits presenteáveis para influenciadores digitais, celebridades e jornalistas.

Nessa ação de influência da agência a ideia foi engajar as personalidades usando as camisetas que têm como propósito explicar que condições de trabalho são tão relevantes quanto a ausência de liberdade.