Para Gabriel Santacreu, da Agência 242, momento é oportunidade para conhecer consumidores a fim de traçar novas estratégias e fazer campanhas de conscientização.
Situações em que há polarização de ideias entre grupos, inesperadas ou mais previsíveis como o período eleitoral, são delicadas para as marcas posicionarem-se com seus valores. Neste cenário, qualquer deslize nas campanhas pode ser um tiro no pé e manchar a imagem da empresa por muito tempo.
Nem sempre tomar partido é a melhor opção: o ideal é aproveitar a oportunidade para analisar o engajamento do público a fim de conhecê-lo ainda mais e utilizar os dados em estratégias para o futuro.
Ainda, é oportuno apostar em ações que conscientizem e eduquem para ganhar pontos com a visibilidade positiva, segundo Gabriel Santacreu, sócio-fundador da Agência 242, especializada em ações digitais.
Para ter um bom desempenho durante períodos acalorados como as eleições, é recomendado cultivar uma comunicação clara e transparente, que não defenda nenhum lado político, e apostar em campanhas de caráter educativo. “Grandes marcas acabam exercendo certo poder sobre quem as consome. Por isso, elas têm o papel de promover ações que incentivem a civilidade, o voto consciente e despertem as pessoas para a importância de se informar antes de eleger os governantes, o que transmite uma imagem responsável.”, afirma Gabriel.