Danone desenvolve projeto de preservação da água

20/03/2019


Preservar o bem natural mais precioso de todos e melhorar a qualidade de vida das pessoas são duas das missões da marca.

O projeto Livelihoods-Caruanas une esses dois objetivos um uma única iniciativa.

Leia também: Danone cria plataforma para promover diversidade.

O Livelihoods-Caruanas se concentra na proteção e na preservação da água por meio da promoção de agricultura orgânica familiar e uso sustentável da terra.

Com o desenvolvimento da atividade agrícola em uma área considerada vulnerável, é possível oferecer melhores condições de renda aos produtores e aprimorar os territórios rurais da região.

“Com o trabalho do Livelihoods-Caruanas, pretendemos criar o maior polo de produção orgânica do Rio de Janeiro. Queremos que a região se desenvolva de forma sustentável, unindo as questões ambientais às sociais. Com a atuação no local, será possível proteger a bacia hidrográfica e sua biodiversidade, bem como aumentar a renda dos produtores, de forma a que seja equivalente ou superior à recebida em áreas urbanas.”, diz Ligia Camargo, head de Sustentabilidade e Comunicação da Danone.

Os produtores passam por treinamento técnico, que vai desde o manejo de água até produção agroecológica, e recebem um completo kit composto por 52 itens para que possam trabalhar a terra de forma orgânica.

Por fim, também tem apoio para a comercialização do que é produzido. O projeto Livelihoods-Caruanas existe devido ao apoio do Fundo Livelihoods, fundo de investimento de impacto suportado por empresas privadas, entre elas a Danone, em parceria com Bonafont e Sebrae/RJ.

Consumo consciente de recursos hídricos na Danone

A Danone tem um trabalho global de redução do seu consumo de água em sua cadeia produtiva. Como exemplo disso, em 2018 a divisão de Águas da Danone já atingiu a meta – que estava planejada para 2020.

A divisão utilizou em sua linha de produção e operações o total de 1.3 litros de água para cada litro de bebida produzida. Inspirada pelo feito, a Danone Águas se desafia em usar ainda menos água: 1.25 litros para cada litro de bebida produzida e em suas operações para o período de 2020.

Além da redução do uso de água em suas operações, a Danone também incentiva seus colaboradores a economizar recursos por meio de iniciativas internas. A preservação de recursos hídricos faz parte da visão da Danone de que a saúde das pessoas e a saúde do planeta estão interligadas.

Todas as fábricas possuem um sistema de gerenciamento de recursos hídricos que consiste em análises técnicas rigorosas do meio físico e qualidade do recurso.

Além de iniciativas de preservação da água, a Danone também atua em outros programas que impactam positivamente o clima, a agricultura sustentável e o ciclo de vida de suas embalagens.

Fonte: Redação.

TAGs: danone dia-mundial-da-água meio-ambiente projeto-da-danone Sustentabilidade