A CES 2017, importante feira tecnológica que está sendo realizada em Las Vegas nesta semana, foi escolhida por diversas marcas para que novas tecnologias fossem apresentadas. Além de smartphones, câmeras, tablets, PCs e notebooks modernos, o evento tem também novidades para o lar. É o caso de uma cama inteligente que previne o ronco.
Passando do quarto para a cozinha, a GE também tem uma boa invenção: um forno com integração com a rede de Wi-Fi e que pode ser controlado via app. Esta aplicação, desenvolvida por uma firma chamada Drop e que recebeu o nome de GE Kitchen, está disponível apenas para iOS e, entre várias funções, é capaz de pré-aquecer o forno com a temperatura adequada.
A novidade foi criada pela GE Appliances em parceria com a Nest Labs e também possui um detector de fumaça para desligá-lo caso algo seja acidentalmente esquecido dentro dele. Os detectores vão perceber se o cozinheiro esquecer algo no forno por mais tempo do que deveria e desligar o aparelho automaticamente.
O pessoal do CNET explicou de forma bem prática a novidade:
Digamos que você coloca algo no forno da GE e sai da cozinha. Você fica preso em uma maratona "Law & Order" em sua sala de estar e seu assado começa a queimar. Se o seu Nest Protect detectar fumaça, ele enviará um sinal para o forno e ele desligará. Você também receberá uma notificação de envio da aplicação GE Kitchen informando-o que o forno está desligado.
Pois é, parece que a tecnologia vai até mesmo modificar a forma com que preparamos nossas refeições. Prova disso é a capacidade de "cozinhar" usando a impressão 3D, ideia desenvolvida por estudantes universitários. Os pesquisadores de Realidade Virtual, por exemplo, já sabem como fazer as pessoas sentirem sabor de alimentos sem que elas, de fato, coloquem algo na boca.