Por uma cidade mais limpa, bonita e valorizada para todos, a Gazeta do Povo inicia 2014 com a ação de marketing sustentável “Despiche a Cidade”, assinada pelaThe Getz. Com foco educativo, as peças publicitárias incentivam a população a denunciar as pichações.
A ação é um desdobramento da ‘Política Cidadã’, linha já utilizada pela Gazeta do Povo para conscientizar e estimular o protagonismo cidadão.
“Na ação Política Cidadã falamos muito de cada um assumir o seu poder. No caso do Despiche, assumir o poder é denunciar o vandalismo pelo telefone 153. Nossa intenção é sempre deixar claro que as pequenas atitudes estão ao alcance de todos para melhorar a comunidade e a cidade onde vivem”, explica Axeu Beluca, diretor de Marketing da Gazeta Jornais.
A ação Despiche, idealizada pela Gazeta do Povo, conta com o apoio da Associação Comercial do Paraná (ACP), que há um ano também é parceira da ação da prefeitura “Pichação é Crime. Denuncie”.
Segundo dados da Guarda Municipal de Curitiba, houve um aumento de 61% no total de pessoas flagradas pichando a cidade entre 2012 e 2013 – passando de 217 para 350 ocorrências.
Esse aumento pode ser consequência direta da maior participação da sociedade no combate a esse crime. Os números mostram que o total de denúncias cresceu 77% na comparação entre os dois últimos anos – 1.149 ante 2.039 em 2013.
Neste ano, haverá um novo impacto da ação, a elevação da multa para quem for flagrado no ato da pichação de R$ 714,29 para R$ 1.693,84.