O cliente chega ao restaurante, senta à mesa, e com o cardápio nas mãos, escolhe bebida, entrada, prato principal, sobremesa e, finalmente, a conta. Essa rotina, que faz parte do dia a dia de qualquer bar ou restaurante, agora pode ser realizada por meio de tablets – computadores de mão em formato de prancheta.
O cardápio digital, inovação em Uberlândia (MG), foi desenvolvido por duas empresas do polo de TI – MBS Tecnologia e PGM Sistemas -, e traz comodidade a clientes e redução de custos para empresas do setor. Com o My Waiter (nome do produto), os garçons poderão se dedicar exclusivamente ao serviço de entrega, melhorando assim o atendimento da empresa.
Qualquer iPad ou tablet, que possui o sistema Android, pode executar o software. Segundo os fabricantes, a tecnologia permite diminuição de gastos com a impressão e atualização de cardápio, interação com o cliente (divulgação de vídeos e fotos dos pratos), espaço para publicidade, modernização de ambientes e conveniência (retirada de algum item do cardápio conforme necessidade).
O analista do Sebrae-MG, Fabiano Alves, afirma que a solução foi criada devido à participação das empresas de Tecnologia da Informação (TI) no projeto para reforço da competitividade.
Mais de 40 empresas de Uberlândia que desenvolvem soluções de mobilidade empresarial pretendem aumentar a participação no mercado por meio da criação de estratégias integradas de atuação.
Em breve, além da realização de pedidos, os clientes também poderão pagar a conta por meio do My Waiter (via tablet). A empresa Mobilicard está desenvolvendo o software que permite a realização de pagamentos eletrônicos.