A Sunset, agência do Grupo ABC, criou um Alternate Reality Game (ARG) – jogo interativo através de uma plataforma digital – para envolver e aproximar os colaboradores da Nextel das metas da companhia para 2012. Batizada como Projeto 5, a nova plataforma traz a personagem Albertine Marie Litvinenko, uma agente secreta que recruta os colaboradores para se tornarem especialistas Nextel que devem desvendar as pistas deixadas por ela.
Cada pista leva a cinco códigos, que foram espalhados em lugares estratégicos: monitores digitais, pontos de convergência, e também divulgados através de peças de comunicação direta, que são necessários para desbloquear o conteúdo de cada meta.
Para dar um clima ainda maior à campanha, foi criada uma ambientação com lasers e cortina de fumaça na entrada do edifício. Com este esforço de comunicação, a primeira fase, que tinha previsão de ser encerrado ao final de um dia, teve todos os códigos encontrados e inseridos no site em apenas uma hora.
“O que mudou foi a forma de engajamento. Todo mundo se sente mais estimulado ao participar de uma história” afirma Marcelo Zampini, VP de Criação da Sunset.