A Prefeitura de Campo Grande (MS), inaugurou no dia 13/01, a Galeria do Paço, espaço que tem como objetivo contar com exposições permanentes de artistas regionais e será aberto ao público.
O espaço para exposição será no segundo andar do prédio e receberá visitantes de segunda a sexta-feira, no horário comercial. “Cada exposição durará em torno de 15 dias para divulgar o trabalho dos artistas da nossa terra, já que os quadros são vendidos, além de tornar o gabinete do prefeito um local mais agradável, gostoso de estar, qualquer demanda que tiver que ser resolvida com o prefeito terá espera mais bonita”, afirmou Ritva Vieira, secretária municipal de regulação e idealizadora do espaço.
A primeira exposição, com previsão de 15 dias, conta com obras de quatro mulheres: Joana Sanches, Josefa, Jacqueline Facchin e Inês Lara. A ideia é tornar a exposição permanente.
“Artistas daqui hoje tem muita dificuldade em expor seu trabalho. Nos 114 anos de Campo Grande a cidade ainda não está preparada para receber grandes exposições, à altura do trabalho do artista”, disse Júlio Cabral, diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, lembrando que também é artista plástico, e, no começo da carreira, “fazia de tudo para ter um quadro exposto”, comentou.
Artista plástica desde os 12 anos de idade, Jaqueline Facchin teve parte dos quadros levado da Morada dos Baís para o Paço Municipal, e apoia a iniciativa. “É uma forma de prestigiar o trabalho do artista local e divulgar obras que podem estar escondidas”, opina a pintora, que faz pinturas em tela e mandalas com folhas de bananeira e osso de chifre de boi.
Joana Sanches, 56 anos de idade, pela primeira vez teve o trabalho exposto em uma exposição. “Tento fazer o melhor que posso, e sei que, como artista, ainda tenho muito que aprender”, conta a professora aposentada que, há cinco anos, adotou a arte como hobby.