Patrocínio de marcas a atletas sempre foi notícia no Promoview. Com Gabriel Medina não foi diferente, e, ao longo de sua carreira, a cada novo patrocinador conquistado, o atleta ganhava espaço nas páginas do site.
Em 2011, Gabriel Medina já era notícia no Promoview, quando poucos ainda falavam sobre ele, exceto os sites especializados em surf. Conforme ele foi avançando nas competições em que participava, o número de marcas patrocinadoras foi aumentando, e, o resultado, é que o atleta de apenas 20 anos de idade, natural da cidade de São Sebastião (SP), é o mais novo campeão mundial de surf. Ele foi o primeiro brasileiro a conquistar esse título.
Foto: Adriano Vizzoni.
O título veio no dia 19/12, durante a última etapa do circuito no Havaí, ao vencer suas baterias nas quartas-de-final e ver seus adversários diretos ao título serem derrotados na mesma fase. Entre eles estava o campeoníssimo Kelly Slater.
Gabriel Medina no Promoview
Em setembro de 2011, foi publicado no Promoview sobre o ingresso de Medina no seleto ASP World Title (WT), restrito aos 36 melhores do planeta. A estreia do atleta de aconteceu no Hurley Pro 2011, sétima etapa do Circuito em Lower Trestles, San Clemente, Califórnia (EUA).
Surfista patrocinado pela Rip Curl desde os 15 anos é o principal surfista de sua idade a nível mundial. E para dar continuidade ao seu desenvolvimento rumo ao topo do Circuito Mundial, a Rip Curl Internacional estendeu o contrato de Gabriel Medina até dezembro de 2016, com o compromisso de zelar e dar todo o suporte, incluindo logística em viagens e provas, bem como seu aperfeiçoamento físico e técnico (Veja post completo aqui).
Foto: Divulgação.
Gabriel Medina Faz Sessão de Autógrafo na Boards Co
O público carioca pôde interagir com o fenômeno do surf brasileiro, Gabriel Medina, na no dia 06/05/13, em sessão de autógrafos na badalada loja Boards Co., na Galeria River (Rua Francisco Otaviano, 67), na Praia do Arpoador, Rio de Janeiro. O evento foi realizado das 19 às 21h, com coquetel aos convidados e público presente.
Na ocasião a Rip Curl, patrocinadora do atleta, apresentará os novos produtos que levam o nome do surfista – a roupa de borracha E-Bomb Pro E4, novo relógio Trestles GM (verde e amarelo), tênis Fiji Light Series e a bermuda água Mirage The Game.
Foto: Divulgação.
Panasonic Premia os Melhores do Surf
Quatro brasileiros que hoje fazem bonito no WCT, a elite mundial, também se destacaram no 20º Prêmio Panasonic Fluir/Waves.
Realizada no dia 07/05/14, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro, a cerimônia, conhecida como o “Oscar do surf brasileiro”, reuniu os principais atletas, convidados e personalidades do segmento em uma grande confraternização.
Gabriel Medina levou o prêmio principal, de melhor surfista masculino, com Adriano de Souza, vitorioso nas duas edições passadas, ficando em segundo, e Filipe Toledo, em terceiro. Filipinho também garantiu o prêmio de Melhor Manobra, e completando a lista, Miguel Pupo faturou o Melhor Tubo.
Foto: Sebastian Rojas.
Gabriel Medina Apresenta Logo Criada Por Marcelo Serpa
A IMX, joint-venture entre os Grupos EBX e IMG Worldwide, e o publicitário Marcello Serpa, sócio da AlmapBBDO, apresentaram a logo do surfista Gabriel Medina em julho de 2013. O novo emblema foi estampado em pranchas, jet skies,headphones e roupas do atleta.
Foto: Ind Press Media Guide.
Wise Up Teens patrocina Gabriel Medina
Com o objetivo de se aproximar cada vez mais do público jovem, a Wise Up Teens fechou patrocínio com o surfista em maio de 2014 e ele passou a estrelar as campanhas da marca em todas as plataformas e teve sua logo exposta nas pranchas de Medina em treinos e competições oficiais, nas redes sociais e website, além de organizar clínicas de surfe para alunos em todo o País, com aulas ministradas pelo atleta.
Foto: Divulgação.
Gabriel Medina é o Novo Garoto Coppertone
Em julho de 2014 foi a vez da Coppertone anunciar o patrocínio ao surfista brasileiro. Essa foi a primeira vez que a empresa selecionou um atleta para representar sua marca, e a linha escolhida para o surfista foi a Coppertone Sport.
“O Gabriel Medina foi selecionado pois acreditamos que ele representa muito bem os valores de nossa linha esportiva. Os surfistas ficam ativos durante o ano todo, independente da estação, e são um dos grupos de esportistas que mais se preocupam com a proteção solar, faça frio ou faça sol.”, explicou à época Fabrício Ferreira, diretor da Unidade de Consumo da MSD no Brasil.
Foto: Divulgação.
Patrocinadores Comemoram Vitória de Gabriel Medina
No mês de agosto, em uma vitória histórica, Gabriel Medina derrotou Kelly Slater na final do Billabong Pro, realizado nas ondas de Teahupoo, no Taiti. Com o triunfo, o brasileiro disparou na primeira colocação do ranking na disputa pelo título do Circuito Mundial.
Patrocinador de longa de Medina, a Rip Curl usou sua página no Facebook para comemorar o grande momento do atleta.
A Oakley também aproveitou para parabenizar Medina via redes sociais. “Ele venceu Kelly Slater na final da etapa e levou o Brasil mais uma vez ao topo do pódio, aumentando sua chance de se consagrar o primeiro brasileiro campeão mundial de surf. Parabéns, monstro!”.
Foto: ASP/Kirstin.
Gabriel Medina é o Novo Embaixador do Oi Galera
Em outubro de 2014 foi a vez da Oi anunciar o patrocínio ao atleta. “Gabriel Medina se identifica tanto com o público-alvo do Oi Galera, como com os atributos da marca Oi de ousadia e atitude. Para a Oi o esporte é um instrumento de transformação social, o que demonstra seu comprometimento com o futuro do País.”, afirma Bruno Cremona, gerente de Patrocínios e Eventos da Oi.
Foto: Divulgação/Oi.
Samsung é a Nova Patrocinadora de Gabriel Medina
O patrocínio da Samsung, anunciado em novembro de 2014, envolve todas as categorias de produtos da empresa de tecnologia. Na primeira ação promocional, o surfista foi a estrela da campanha de lançamento do Galaxy Note 4.
Foto: Divulgação.
Patrocínios Atuais de Gabriel Medina
É difícil imaginar o que uma marca de cosméticos, uma de automóveis, uma operadora de telefonia, um fabricantes de celulares e uma marca de refrigerantes têm em comum com o surf. Se não fosse Gabriel Medina, pouco teríamos a dizer sobre elas quando o assunto fala de prancha e ondas.
No entanto, essas são algumas empresas (que não dizem respeito ao surf em si) que apostaram no fenômeno Gabriel Medina. Pode soar estranho num primeiro momento, mas cada uma delas tem sua explicação para investir no surfista.
Hoje, Medina, chamado por muitos de o “Neymar das águas”, não se compara ao jogador da Seleção Brasileira apenas em questão de resultados esportivos, mas também no quesito “garoto-propaganda”.
Foto: ESPN Brasil.
Gabriel possui, hoje, 11 patrocinadores, com cinco empresas especializadas do surf entre eles. Coppertone (Protetor Solar), Samsung (Celulares), Mitsubishi (Automóveis), Oakley (Óculos de Sol), Vult (Cosméticos), Oi (Telefônia), Rip Curl (Surfwear), FCS (Quilhas), Gorilla Surf (Acessórios para Prancha), Guaraná (Refrigerantes) e Pukas (Pranchas) são as marcas que o apoiam.
Como em um carro de Fórmula 1, cada pedaço da prancha de Medina é dedicado a um patrocinador. Tradicionalmente, o espaço principal, o bico da prancha, é reservado a uma empresa do surf.
Logo, o adesivo da Rip Curl estampado no bico da prancha de Gabriel não causa nenhum espanto. Patrocinadora oficial dele e renomada marca de surf, isso é mais do que normal. Assim como acontece com a Oakley e a FCS. Todas elas estão envolvidas diretamente com esportes e patrocínios assim são comuns.
O que levou, então, nomes de outros segmentos a patrocinarem Medina? Seus resultados consistentes – e muitas vezes surpreendentes – como atleta são a resposta evidente.
Mas, nessa indústria, os motivos vão além. A Vult Coméstica, por exemplo, que a princípio está muito distante do universo em que Gabriel vive, aposta na valorização da integração entre beleza e esporte.
“Com enorme orgulho a Vult apoia o Gabriel Medina, não só pelo seu belo desempenho e talento, mas por ser um guerreiro que deixa como exemplo que, com foco, paixão, fé e muita dedicação, é possível alcançar um sonho. Não tenho dúvidas em falar que a marca que apoiá-lo estará ligada não só à palavra vitória, mas também à palavra princípios.”, comenta Daniela Cruz, diretora da Vult Cosmética.
A Mitsubishi segue uma linha um pouco diferente, bem mais comercial e objetiva. A marca “conheceu” Gabriel Medina em 2012, e, na época, ficou sabendo que o surfista havia comprado um carro deles por conta própria. Assim, começaram os primeiros contatos e a aproximação.
“Encontramos nele também um embaixador capaz de nos ajudar a rejuvenescer a marca e nos aproximar de um público que gosta de esportes de ação.”, explica Fernando Julianelli, diretor de Marketing da Mitsubishi Motors Brasil, que apoia outros atletas radicais, principalmente surfistas como Carlos Burle e Adriano de Souza – os chamados “Atletas 4×4”.
A escolha dos patrocinadoras foi recompensada da melhor forma possível.
Título de Gabriel Medina
Após comemorar o título durante as quartas de final, voltar para a água e avançar para as semifinais, Medina garantiu a vaga para final. Era o dia do brasileiro, era o dia de festa do surf brasileiro.
Contra o australiano Julian Wilson, surfista da nova geração, Gabriel colocou para fora toda a alegria de ter conquistado o título mundial.
Apesar do australiano estar focado na vitória e ter aberto a bateria com um “quase 10” (9.93), Gabriel não pensou muito; dropou uma direita (backdoor), justo o lado que ele mesmo declarou que era o seu fraco para conquistar o seu primeiro 10 em Pipeline, a segunda nota 10 de um brasileiro na onda.
A combinação de resultados colocou Medina com 18 pontos, e, na metade da bateria, muitos já consideravam a vitória do brasileiro como certa.
Foto: Divulgação/ASP.
Mas Julian Wilson é uma pedra no sapato do brasileiro de longa data. Os dois surfistas da nova geração se enfrentaram na primeira vitória de Gabriel em 2011, depois disso foram muitos outros duelos, nem sempre vencidos por Medina.
Mas a rivalidade só existe dentro da água. Recentemente, após eliminar Medina no WQS Prime de Maresias, Julian comemorou o seu aniversário em um festa surpresa dada pela família de Gabriel.