Experiência de Marca

Fundação VW firma parceria em prol da educação pública

A parceria com a Undime ampliará ainda mais esta relação, em nível federal, da Fundação Volkswagen com os principais órgãos responsáveis pela educação do País.

A Fundação Volkswagen anunciou ontem (15/05) sua parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), associação civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação do Brasil.

O evento foi realizado durante o 5º Fórum Nacional Extraordinário, no Cenforpe – Centro de Formação dos Profissionais da Educação, localizado na Av. Dom Jaime de Barros Câmara, nº 201, no bairro Planalto, em São Bernardo do Campo (SP).

No Fórum, que ocorre até 18/05, também serão abordados assuntos como o Plano Nacional de Educação, as deliberações da Conae (Conferência Nacional de Educação), políticas públicas do governo federal, educação municipal, educação na América Latina, a educação e a inclusão social, entre outros.

Além disso, os participantes terão a oportunidade de visitar escolas modelos no que diz respeito à educação integral no município de São Bernardo do Campo (SP).

Além de apoiar os projetos da Undime, a Fundação Volkswagen visa se aproximar ainda mais da realidade da educação pública do País, pois a instituição proporciona a oportunidade de integração junto às secretarias municipais de educação de todo o Brasil e ao MEC (Ministério da Educação), permitindo o estabelecimento de redes solidárias e de troca de informações e experiências.

A relação da Fundação Volkswagen com o tema “educação pública” já é bastante estreita, tanto que suas atividades são divididas em dois pilares: Educação e Desenvolvimento Social. No pilar Educação, estão reunidos os projetos com foco na formação continuada de educadores e gestores de escolas públicas, além de técnicos das secretarias municipais de educação.

Esse envolvimento de diversas instâncias do sistema municipal de educação permite que os projetos sejam colocados em prática com o total apoio da secretaria municipal de educação, eliminando a resistência ou o desconhecimento das ações realizadas no campo com os professores. Por outro lado, os resultados são reconhecidos, compartilhados e, por muitas vezes, assimilados na definição das políticas públicas educacionais dos municípios.

A parceria com a Undime ampliará ainda mais esta relação, em nível federal, da Fundação Volkswagen com os principais órgãos responsáveis pela educação do País. Temas como educação infantil, de jovens e adultos; alfabetização; carreira e formação dos trabalhadores em educação; gestão democrática; políticas públicas sociais; articulação com os governos; sociedade; e a família; são trabalhados constantemente pela instituição.