Experiência de Marca

Frevo: uma fervente dança brasileira

A dança surgiu no final do Século 19, em um momento de transição e efervescência social, como expressão das classes populares na configuração dos espaços públicos e das relações sociais.

Frevo, uma dança alegre e brasileira, que muita gente certamente já ouviu falar. Mas, que nem todos sabem como surgiu e, no dia de hoje (14/09), é comemorado o seu dia.

Não é novidade afirmar que o nome dessa dança se deve a uma alteração popular da palavra ferver, porque talvez você já deva ter imaginado. Como o ritmo era muito acelerado, as pessoas dançavam rápido, “frervendo” na dança, sem parar, até que hoje conhecemos simplesmente como frevo.

Essa é uma forma de expressão musical, coreográfica e poética densamente enraizada em Recife e Olinda, no Estado de Pernambuco. Surgiu no final do Século 19, em um momento de transição e efervescência social, como expressão das classes populares na configuração dos espaços públicos e das relações sociais nessas cidades.

Derivado da polca marcial, inicialmente chamada “marcha nortista” ou “marcha pernambucana”, o frevo dos primórdios trazia capoeiristas à frente do cortejo.

Hoje, se observarmos de perto os movimentos corporais do frevo, podemos identificar claramente a influência da capoeira na sua composição, especialmente movimentos baixos, que requerem máximas flexões dos joelhos.

Segundo Edson Carneiro, citado no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, é necessária a distinção entre a música do frevo e a dança do frevo.

Para alguns, a música é considerada folclórica, mas para musicólogos é uma particularidade da Música Popular Brasileira. Discussões à parte, o fato é que as pessoas continuam se divertindo com esse ritmo tão “frervente”.

Comemorações

O shopping Paço Alfândega, em Recife, abrirá as portas para a celebração desse dia, com exposições de bonecos gigantes, estandartes e vídeos.

Hoje, às 15h, está marcada palestra com o Maestro Edson Rodrigues, que vai falar sobre a história do frevo.

Amanhã e dia 16/09, haverá apresentação de passistas na Praça Central a partir das 14h.