O veleiro francês conquistou na última terça-feira (03/07), a 11ª edição da regata Volvo Ocean Race, após concluir a nona e penúltima etapa da competição – que terminou no porto irlandês de Galway – no segundo posto.
O Groupama, do skipper Franck Camma, terminou a prova, que começou em outubro do ano passado, em Alicante (Espanha), com 250 pontos, 26 mais do que o Camper, e tornou-se o segundo veleiro francês a triunfar na competição, depois do L’Esprit d’Equipe, de Lionel Péan.
O Puma, do norte-americano Ken Read, foi o terceiro classificado e perdeu o segundo lugar geral para o Camper.
Volvo Ocean Race Abu dabi
A 11ª edição da Volvo Ocean Race começou no porto espanhol de Alicante no dia 29/10 e terminou na cidade irlandesa de Galway, em 07/07/12.
As equipes velejaram mais de 39 mil milhas náuticas pelos mares de Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí (Brasil), Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda). Seis equipes estavam na disputa de uma das maiores provas da vela mundial.
A segunda parte da corrida, afetada por uma série de desistências na primeira parte, levou a frota da Cidade do Cabo até Abu Dhabi mas, por causa da crescente ameaça de pirataria no Oceano Índico, não pôde navegar todo o caminho.
Em vez disso, os barcos foram transportados, sem os marinheiros a bordo, em um navio de carga de um porto no Oceano Índico para Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. De lá, eles fizeram um corrida curta para a linha de chegada da parte dois, em Abu Dhabi.
Ações Promocionais
O marketing promocional deu um tom especial ao maior evento náutico do mundo. O destaque ficou para o Brasil, quando a regata chegou à cidade de Itajaí (SC). Já na largada, realizada na cidade de Alicanta, as marcas patrocinadoras dos barcos na competição estiveram presente.
A Puma também entrou no clima e realizou uma ação promocional. Reconhecendo o poder dos blogs na divulgação de informação instantaneamente e formação da opinião pública, a marca selecionou dez blogueiros e usuários Instagram para ficarem frente a frente com experientes profissionais locais e internacionais de mídia. Veja mais aqui.
No entanto, o grande destaque da edição deste ano da Volvo Ocean Race, aconteceu mesmo no Brasil. A cidade de Itajaí deu um show à parte. Em número de público, perdeu apenas para o presente no dia da largada.
“A grande mobilização da cidade e região para receber a etapa da Volvo Ocean Race superou todas as expectativas da organização e, sem dúvida, o legado poderá ser sentido a curto e médio prazos”, garantiu o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad. Confira mais detalhes aqui.
Entre as ações de marketing promocional realizadas na cidade catarinense, o destaque ficou para a sustentabilidade. A organização da Volvo Ocean Race e a Volvo Internacional concederam a Itajaí o prêmio “Certificado Volvo de Conscientização Ambiental 2011/2012?, em reconhecimento aos projetos sustentáveis desenvolvidos na parada brasileira, que ocorreu no de 04 a 22/04.
A próxima edição da Volvo Ocean Race será disputada em 2014 e 2015.