Um dos principais projetos da Francal Cidadania é a “Coleta Seletiva no Pavilhão”, que consiste em dar destinação ambientalmente correta aos resíduos sólidos gerados nas etapas de montagem, realização e desmontagem de todas as feiras do calendário da promotora.
O balanço parcial da ação sustentável mostra que, até o dia 11/04, foram coletadas 35 toneladas de resíduos, sendo que oito delas foram encaminhados para reciclagem. Além disso, quatro toneladas de madeira foram recolhidas e receberam destinação adequada.
O período corresponde à montagem e três dias de realização da Abrin e um dia das feiras Expobor e Pneushow-Recaufair – todas no Expo Center Norte, em São Paulo.
A “Coleta Seletiva em Pavilhão” é promovida em parceria com o IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza. Todo o processo de coleta, triagem e prensagem, executado numa área anexa aos pavilhões, está sob responsabilidade da empresa Londreplast, que atua na região do município de Guarulhos (SP) e oferece oportunidade de geração de renda para moradores de rua e desempregados.
A Francal Cidadania e o IBDN também buscam reduzir a geração de resíduos nas feiras por meio do monitoramento da montagem e desmontagem delas. Durante a realização dos eventos, monitores ambientais conversam com os visitantes sobre a importância da reciclagem e do descarte correto do lixo.
Considerando que as três feiras ainda estão sendo realizadas e que passarão pelo processo de desmontagem, o volume de resíduos sólidos reciclados vai aumentar até o final da semana.