Após a implantação da Norma ISO 20121, que apresenta soluções para implementar um sistema de gestão e administrar os problemas do desenvolvimento sustentável em relação à organização de eventos, muitos têm sido os esforços para a organização de eventos que não interfiram no ecossistema.
O Fórum Eventos 2013, marcado para os dias 1º e 02/04, lança um painel para debater exclusivamente este assunto, que ainda causa bastante dúvida entre os profissionais envolvidos na cadeia de eventos.
Embora a aplicação da norma seja opcional, assim como toda ISO, ela traz questões muito importantes sobre o futuro do planeta, e leva as empresas do segmento a refletirem sobre uma mudança de atitude e os impactos positivos que ela pode proporcionar.
“O Fórum será uma ótima oportunidade para profissionais da área entenderem e discutirem sobre o que é mais importante mudarem em seu trabalho, sob o olhar da sustentabilidade. Importante enfatizar a necessidade das agências se adequarem, pois é crescente a exigência por práticas sustentáveis”, ressalta Sergio Junqueira Arantes, diretor da Eventos Expo Editora, organizadora do Fórum.
Para apresentar os processos de regulação da sustentabilidade internacionais, seus conceitos, suas experiências, sua aplicação e suas expectativas no Brasil, o Fórum convidou profissionais que vem atuando fortemente nessa questão.
A norte americana Sue Tinnish é presidente da E60.02, da ASTM International. Ela é responsável pela supervisão e gestão de todos os aspectos da escola Kendall. Foi professora adjunta na Escola de Hotelaria.
Também lecionou sobre hotelaria e turismo em outras escolas, e atuou como consultora independente nesses setores. Liderou os esforços para desenvolver e implementar normas voluntárias para eco-friendly eventos; atuou em várias convenções do setor de eventos, turismo e hotelaria, e tem muitos artigos e livros publicados, como o “Estudo de Caso: medindo o sucesso de uma conferência estratégica e o aspectos multiculturais de eventos.
Flávia Goldenberg é sócia diretora da Sob Medida Comunicação e Sustentabilidade, agência de marketing promocional especializada em responsabilidade social e ambiental corporativa, e articulista do Canal Promosustentável, no Promoview, foi uma das brasileiras a contribuir na formulação da ISO 20121.
Há dois anos atua como consultora em Gestão da Sustentabilidade com foco no desenvolvimento de modelos de negócio, programas de logística reversa, eventos e campanhas de comunicação, pesquisa, produção de relatórios e artigos.
Fernando Beltrame é sócio presidente da Eccaplan Consultoria em Desenvolvimento Sustentável. Voluntário e um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente da Rede Nossa São Paulo.
Ele também é responsável pelo Programa Evento Neutro e CO2 Neutro, programas de conscientização e ação contra as mudanças climáticas; implementação de relatório de sustentabilidade, logística verde, mobilidade urbana, inventário de emissões e gestão de resíduos em empresas.
Sheila Pimentel é presidente do Instituto Humanitare – que nasceu para promover as ações e o calendário oficial da ONU, em coalizão com todos os setores da sociedade. Tem como objetivos motivar a reflexão em torno de questões diversas, como proteção ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e solidariedade internacional, entre outros temas de relevância para a propagação da justiça e da ética entre os povos.
O Fórum Eventos 2013 já reúne cerca de 50 painelistas nacionais e internacionais de grande destaque nos segmentos de eventos, turismo e marketing do Brasil e do mundo. O encontro da indústria de eventos e turismo vai discutir os principais pontos para melhorias, segurança e a continuidade do sucesso e geração de importantes negócios que os eventos promovem para as marcas.
Segundo um levantamento do MPI Brasil, a indústria de eventos já é responsável por cerca de 3% do PIB brasileiro, com um faturamento acima de R$ 70 bilhões.