Quais são os impactos da Rio+20 na cobertura de pautas sustentáveis? E a importância da informação para a conscientização da opinião pública acerca das questões ligadas ao meio ambiente?
Essas perguntas poderão ser respondidas no Fórum Mídia+Sustentabilidade, que será realizado dia 13/06, no Rio de Janeiro, no auditório da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Marcelo Furtado, diretor executivo do Greenpeace Brasil, comenta que a sustentabilidade tem espaço na mídia nacional como bandeira ou jargão, mas que não seria negativo se estivéssemos falando do aprofundamento e melhor contextualização do que entendemos sobre isso. “A realidade é que a pauta ambiental perdeu espaço e ficou mais ‘tendenciosa’.”, disse Furtado.
Raquel Novais, assessora da Diretoria Executiva do Instituto Inhotim, chama a atenção para a cobertura equivocada das pautas sobre desenvolvimento sustentável. “Felizmente a sustentabilidade tem ganhado espaço, mas por ser uma questão transversal acaba sendo muitas vezes tratada de maneira estereotipada. Seria fundamental que fosse abordada de forma mais objetiva e na relação com toda a sociedade”.
A abertura do fórum contará com a participação de André Trigueiro, da Rede Globo, que abordará as grandes fontes da imprensa que abastecem o noticiário sobre a pauta sustentabilidade. E o encerramento será feito por Washington Novaes, da TV Cultura, que discutirá a política nacional do meio ambiente.
Confira os nomes confirmados para o debate:
– Agostinho Vieira (Blog Economia Verde)
– André Trigueiro (Rede Globo)
– Flávio Castro (FSB Comunicações)
– Ligia Camargo (Unilever)
– Lucia Santa Cruz (ESPM)
– Marcelo Furtado (Greenpeace)
– Mário Magalhães (Blog do Mário Magalhães)
– Paulo Senra (Light)
– Raquel Novais (Instituto Inhotim)
– René Capriles (ECO•21)
– Washington Novaes (TV Cultura)
A participação é gratuita e as vagas limitadas. Acesse o site e se inscreva.