Experiência de Marca

Fortur tem primeira edição em março

Ainda não há data marcada, porém o evento tem o objetivo de criar um relacionamento entre as organizações ligadas à área de turismo na cidade.

Com o objetivo de criar sinergia entre as entidades relacionadas com o turismo em Florianópolis, o poder público e a sociedade a fim de projetar ações de curto, médio e longo prazo para a construção de um novo cenário turístico bom para moradores, profissionais do setor e turistas foi criado o Fortur – Fórum de Turismo de Florianópolis.

Doze entidades — Abav-SC; Abeoc Brasil – SC; Abih-SC; Abrasel; Acatmar; Acif; Associação FloripAmanhã; Aquavia Gastronômica; CDL Florianópolis; Floripa Convention; Resorts Brasil e SHRBS — realizaram desde janeiro três encontros para a constituição do Fórum, e anunciam para o dia 07/03, 14h, no auditório do CDL Florianópolis, uma Oficina de Planejamento onde irão definir as prioridades, bandeiras e ações do Fórum.

O evento foi muito bem preparado e movimentará o turismo da cidade (Foto: By Floripamanha).

A FloripAmanhã foi escolhida como coordenadora do Fortur neste primeiro ano de atividades.

“Vamos trabalhar para a integração das entidades visando o fortalecimento do turismo por meio de ações da sociedade civil organizada, que pretende contribuir com indicação de políticas públicas e de mercado de forma organizada”, afirma a presidente da Associação FloripAmanhã e coordenadora do Fortur, Zena Becker.

Para o presidente do Floripa Convention, Marco Aurélio Floriani, a Criação do Fortur marca um novo momento para o turismo da cidade. “É a união das entidades ligadas direta ou indiretamente ao setor do turismo, com um único propósito, pensar, planejar e sugerir para o poder público e para os demais atores, a cidade que gostaríamos de ter e de viver”, analisa.

Já o líder do núcleo de estudos em hospitalidade do Instituto Federal de Santa Catarina, professor Tiago Savi Mondo destaca que a constituição do Fortur se torna importante para o turismo de Florianópolis por promover o debate sobre o desenvolvimento turístico na Cidade, e, além disso, por promover a coesão do trade turístico em prol de uma cidade melhor para se viver.

O evento do “Team Workshop Fifa” é um bom exemplo de como o Fórum pretende atuar. Mesmo em fase de constituição, o evento já funcionou como instância de articulação entre as entidades, facilitou a integração e a participação de todas em parceria com o poder público, com adesão surpreendente para o bem receber dos jornalistas estrangeiros presentes no evento, realizado entre os dias 19 e 21/02, no Costão do Santinho, norte da Ilha.

O coordenador da Aquavia Gastronômica, Ernesto São Thiago, fala sobre os problemas. “Um dos grandes problemas de Florianópolis, além da falta de marinas com vagas molhadas e de um terminal de cruzeiros, é a pouca disponibilidade de destinações náuticas, ou seja, locais de interesse que moradores e turistas possam acessar navegando e atracar com segurança: daí a razão de integrar o Fortur a Aquavia Gastronômica, coletivo empresarial.”