Experiência de Marca

Fórmula 1: oportunidade para fortalecer relacionamento

Muito antes da etapa do Brasil começar, marcas já ativavam ações promocionais que davam ingressos para o evento. Outras ações levaram a assinatura de agências promo de peso.

Eventos esportivos oferecem oportunidades para que as marcas ampliem seu contato com o público. A Copa do Mundo de 14, as Olimpíadas e a Copa das Confederações do ano que vem, por exemplo, já estão movimentando o setor de marketing promocional, uma forma mais eficiente de interação entre marca e consumidor.

Mais perto do que os acontecimentos citados acima, está o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que acontece hoje (25/11), no Autódromo de Interlagos (SP), e que deve movimentar nada mais, nada menos que R$ 230 milhões na economia da cidade.

De acordo com dados do Observatório do Turismo (Núcleo de estudos da SPTuris – Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo), 85% do público que vai prestigiar o evento são homens, contra 15% de mulheres. Mas tem ação promo pra todo mundo.

Muito antes da prova começar, a Petrobras, patrocinadora oficial do GP Brasil, iniciou a divulgação da promo “Ninguém Explica Essa Emoção”, um concurso cultural que que dava direito a uma volta rápida no circuito de Interlagos e a ingressos para a arquibancada VIP para hoje.

A Nova Schin, por sua vez, preferiu apostar num quiz no Facebook para promover a sua participação no evento. A marca, cerveja oficial da etapa do 41º Grande Prêmio Fórmula 1, deu um par de ingressos para a última disputa do campeonato ao competidor que acertou o maior número de questões em menor tempo.

Para o Banco Santander, a ação de marketing promocional foi assinada pela agência Aktuell, que reservou dois espaços exclusivos no Autódromo: a Tribuna, com capacidade para 1.500 pessoas/dia, e o Espaço Platinum, que recebeu 320 pessoas/dia.

A Nikon, fabricante de equipamentos fotográficos, apostou num público diferente para a ação promocional que preparou para o evento. Voltado para fotógrafos profissionais que atuam nas mais diversas áreas, o Nikon Professional Services ofereceu serviços de limpeza e manutenção de produtos da marca, além de empréstimo de produtos para testes e cobertura do evento.

Para a MasterCard, a agência de marketing promocional Mix Brand Experience preparou uma cenografia especial para a arquibancada, que recebeu ilustrações com ícones do País. Além disso, um café da manhã foi realizado no Hilton Hotel para os convidados da empresa.