Nesta semana, a Fórmula 1 firmou uma parceria com a Disney, para posicionar produtos da marca de entretenimento — especificamente, a linha Mickey & Amigos — para o calendário de 2026 das corridas.
A parceria deve ampliar o alcance de ambas as marcas, com a Fórmula 1 buscando públicos além da indústria esportiva, enquanto a Disney apresenta seus personagens mais reconhecidos a 820 milhões de fãs da categoria no mundo todo.
Avanço para outros públicos justifica parceria entre Fórmula 1 e Disney
A parceria entre a Fórmula 1 e a Disney remonta à tendência das empresas de ampliarem o engajamento para as suas ações — ainda que isso as leve a públicos diferentes do habitual: vide a Seara na gamescom latam ou a Hellmann’s produzindo soluções de IA para os eSports, ou ainda a própria Fórmula 1 com os carros de LEGO.
A premissa não passou despercebida pelo time da Fórmula 1: “nossa colaboração com a Disney será fantástica, pois vamos inserir Mickey & Amigos no universo da Fórmula 1 e, em contrapartida, levar nosso esporte para os seguidores dos personagens”, disse Emily Prazer, CCO da competição automobilística. “Ambas as marcas adoram ultrapassar limites e criar experiências inesquecíveis. Mal posso esperar para ver as ideias dos nossos times na pista e além dela”, ela finalizou.
Por sua vez, Tasia Filippatos, presidente de Produtos de Consumo da Disney, destacou o valor histórico e a amplitude do projeto: “ao celebrarmos quase um século de Mickey Mouse & Amigos, unimos duas potências do entretenimento para criar produtos que os fãs vão adorar. Essa colaboração vai se desenrolar em um palco global, com conteúdos e vivências pensados tanto para o público Disney quanto para os seguidores da F1”.
Vale lembrar que, segundo dados recentes divulgados pela Fórmula 1, mais de 4 milhões de crianças de 8 a 12 anos acompanham ativamente a modalidade na União Europeia e nos Estados Unidos, e que 54% dos seguidores no TikTok e 40% no Instagram têm menos de 25 anos. Ou seja, existe um contexto que justifique a ação.
As datas e ações mais específicas que virão da parceria entre a Fórmula 1 e a Disney ainda não foram detalhadas.