Maior fórum de futebol das Américas, o Footecon abre suas portas hoje (06/12), com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo; do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho; do presidente da CBF, Ricardo Teixeira; e do presidente de honra da Fifa, João Havelange; na cerimônia de inauguração, às 9h, no Hotel Copacabana Palace. A solenidade terá ainda a participação do presidente da GL events Brasil, Arthur Repsold; dos secretários estadual e municipal de Esportes e Lazer, Márcia Lins e Romário Galvão Maia; e de Carlos Alberto Parreira, idealizador do evento.
Consolidado no calendário do futebol brasileiro como o principal fórum para debates e relacionamentos profissionais, o Footecon terá como tema principal em sua oitava edição a formação de atletas. Serão mais de 50 palestras nos dias 06 e 07/12. Em pauta, gestão de equipes, táticas de jogo, o Campeonato Brasileiro de 2011 e temas ligados ao marketing e direito esportivo. No primeiro dia do Footecon, dois salões do Copacabana Palace – o Rio de Janeiro Room e o Crystal Room – serão dedicados exclusivamente a colóquios sobre os aspectos médicos e a preparação física no futebol.
Entre os palestrantes, mais de 80 profissionais do mundo da bola e três convidados especiais internacionais. O espanhol Jordi Mestre, diretor técnico do CT La Masia, do Barcelona, explicará o modelo seguido nas categorias de base do clube catalão e a importância dada para o desenvolvimento pessoal dos futuros atletas – por La Masia já passaram craques como Messi, Xavi e Iniesta, além do técnico da equipe principal, Pep Guardiola. Já o alemão Jürgen Klinsmann, atual técnico dos Estados Unidos, falará sobre a sua experiência na Copa do Mundo de 2006, quando comandou a Seleção da Alemanha, país anfitrião do torneio, num papel semelhante ao desempenhado hoje por Mano Menezes no Brasil. Instrutor-técnico do programa da Fifa de assistência à arbitragem na América do Sul, o ex árbitro colombiano Oscar Ruiz abordará o tema “Como os treinadores podem ajudar ou atrapalhar a arbitragem”.
Já o futebol brasileiro será representado por treinadores, ex jogadores, árbitros, dirigentes e profissionais de marketing e Direito. Estão escalados para o Footecon 2011 os treinadores Mano Menezes e Ney Franco, técnicos das Seleções Brasileiras principal e sub-20; Carlos Alberto Parreira, técnico campeão da Copa do Mundo dos EUA-1994 e idealizador do evento; e diversos treinadores das Séries A e B do futebol nacional, como Abel Braga (Fluminense), Dorival Jr. (Internacional), Cristóvão Borges (Vasco) e Tite (Corinthians), entre outros.
O fórum também prestará uma homenagem ao escritor e cronista Nelson Rodrigues, que completaria 100 anos em agosto de 2012. Os jornalistas Arthur Dapieve e Tino Marcos e o treinador René Simões são os nomes confirmados na mesa “Como a relação com a crônica esportiva ajudou a construir a imagem do futebol brasileiro”, com a mediação do jornalista André Rizek.
A programação do Footecon apresenta ainda uma novidade neste ano: o Cinefoot, um festival de cinema sobre o esporte, que acontecerá ao fim de cada dia de palestra. No primeiro dia será exibido um curta sobre a trajetória de Ademir Menezes, artilheiro da Copa de 1950, e o longa “Telê Santana – Meio Século de Futebol-Arte“. Para o segundo dia estão programados curtas sobre Mauro Shampoo, o atacante do Íbis que marcou apenas um gol em sua carreira, e Mané Garrincha, além do longa “Zico na Rede“.
O Footecon é realizado pela FSV (Football Sports Venture), empresa parceira do técnico tetracampeão Carlos Alberto Parreira, pela Fagga | GL exhibitions, que atua na promoção e organização de eventos, e pela Traffic Sports, empresa de marketing esportivo.
As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento.