Experiência de Marca

Foco no marketing esportivo

O esporte é um dos fenômenos de integração mais eficientes em todo mundo, é algo que envolve todos os credos, distâncias e etnias. E o segredo de encantar esse público é a missão das empresas, marcas e produtos a partir de agora.

Por Andréia Azevedo

Seguindo a tendência mercadológica e pelos acontecimentos do nosso País o marketing esportivo esta em voga e a todo vapor neste ano de 2014 e com continuidade nos próximos anos até 2016. Pela primeira vez o Brasil sediará dois dos maiores eventos esportivos do mundo.

O esporte é um dos fenômenos de integração mais eficientes em todo mundo, é algo que envolve todos os credos, distâncias e etnias. E o segredo de encantar esse público é a missão das empresas, marcas e produtos a partir de agora. Por isso o cenário do momento é o investimento em Marketing Esportivo.Todos os profissionais da área estão em busca de mais conhecimento sobre essa ferramenta de comunicação e as agências de marketing correndo atrás de inovações e diferenciais para ganharem seus espaços e descobrirem o segredo.

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A Copa das Confederações realizada em 2013 foi um teste, mas já contou com investimentos altos de grandes marcas como Garoto, Ambev, Sony e muitas outras. Estima-se que o investimento das Confederações e Mundial possa gerar uma receita de US$ 1,5 bilhão para a Fifa,  o que nos faz acreditar que para 2014 o custo estimado para as “ativações” das marcas – ações publicitárias, ações promocionais, trade – seja triplicados. E veja, estamos falamos apenas dos patrocinadores oficiais: Coca-cola, Adidas, Hyundai-Kia Motors, Sony, Visa, Budweiser, Johnson&Johnson, Seara e Yingli.

O que não impede que as pequenas marcas, as regionais, também invistam e aproveitem esta oportunidade, as empresas e as agências precisam ser criativas para aproveitar o “boom” do momento e inteligentes. Devo citar que existem algumas leis que regulamentam o marketing de emboscada por associação e intrusão e quando não atendidas punem com detenções de três meses a um ano ou multa. Mas com a alegria dos brasileiros tenho certeza que os profissionais encontrarão belíssimas saídas para expor suas marcas e proporcionarem ao mundo experiências incríveis através de ações do marketing esportivo.

Com isso, a missão dos empresários é preparar suas equipes, alinhar suas estratégias  e ir a guerra para conseguir um espaço neste meio que será o mais disputado do momento. E nós,   a missão de comprar os ingressos e aproveitar essa grande novidade que esta por vir.

Andréia Azevedo