Como uma das ações do projeto que pretende integrar Florianópolis à Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, a Associação FloripAmanhã enviou cartas aos prefeitos das Cidades Unesco da Gastronomia – Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), ChengDu (China), Jeonju – Coréia do Sul e Östersund (Suécia).
Os documentos apresentam os pontos fortes do setor turístico-gastronômico local, enfatizando a qualificação dos estabelecimentos e a pluralidade do conceito de culinária da Capital catarinense.
O consultor do projeto, Eduardo Barroso, explica que esta é uma das exigências da Unesco, já que as cidades que fazem parte desta categoria devem dar aval positivo para a inclusão de Florianópolis na rede como Cidade Unesco da Gastronomia.
“Deve haver uma cooperação entre as cidades, ou não haveria propósito e sentido no projeto. O intuito não é apenas oferecer reconhecimento à capital, mas também ampliar o networking e promover intercâmbio de informações e pessoas entre as diferentes culturas alimentares”.
A FloripAmanhã está trabalhando neste projeto juntamente com a Prefeitura por meio da Secretaria de Turismo, Abrasel-SC, Sebrae Grande Florianópolis e SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis).
O prazo para inscrição de Florianópolis é 20/03. “Já estamos com as exigências da Unesco praticamente atendidas. A prefeitura via Setur que é a responsável pela candidatura está bastante comprometida e as entidades fizeram um levantamento de projetos ligados à área de capacitação e eventos de gastronomia para adiantar o planejamento do primeiro ano caso o projeto seja aprovado. Estamos bastante otimistas”, analisa a vice-presidente da FloripAmanhã, Anita Pires.
Após a oficialização da candidatura, dois consultores da Unesco irão a Florianópolis para comprovar as condições da cidade integrar a Rede Mundial de Cidades Criativas.