O Dia Mundial da Saúde será celebrado hoje (07/04). Para marcar a data, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vai lançar um projeto que, dependendo da aprovação e participação da sociedade, pode se consolidar no calendário de todos os finais de semana, abrindo novos cenários e possibilidades para a prática da atividade física ao ar livre na capital.
A largada da Pedalada Floripa Saudável será às 8h30 no trapiche da Beira-Mar Norte, e a expectativa é que, além das bikes, o evento reúna corredores, adeptos dos patins, do skate, das caminhadas, e, por afinidade, das causas ambientais.
Após a “concentração” na Beira-Mar, que estará com esquema reforçado de segurança para conter o trânsito, os participantes poderão optar entre três diferentes destinos.
Começando pela Ponta do Goulart, no bairro João Paulo, onde os moradores vão comandar uma limpeza dos espaços públicos; o Parque Ecológico do Córrego Grande, onde haverá recreação infantil, ou ainda a Beira-Mar Continental, onde serão oferecidas mudas para o plantio de um bosque de árvores frutíferas.
Durante o evento, as atividades serão acompanhadas por profissionais da área da Saúde, que darão orientações sobre saúde, alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.
Quem participar, também poderá se tornar signatário do projeto Saúde +10, Projeto de Lei de iniciativa popular que defende que 10% da receita da União sejam revertidos para a Saúde.
A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Unimed, Comcap, Guarda Municipal, Polícia Militar, ViaCiclo, Sea Sheperd, Floram, Fundação Municipal de Esporte e dos Bikes Anjos.