Nos dias 21 e 22/11, ocorre em Florianópolis o terceiro Workshop Nanotecnologias da ciência ao mundo dos negócios, com o objetivo de impulsionar a colaboração entre a indústria e pesquisadores para dinamizar o setor da Nanotecnologia no Brasil, que vem crescendo exponencialmente.
“Há previsões que o mercado mundial será de US$ 3,3 trilhões em 2018. Portanto, o Brasil necessita de sinergia para alcançar o desafio de crescimento pelo menos 1% nesse mercado, ou seja, US$ 33 bilhões”, afirma Leandro Berti, organizador do evento pela Fundação CERTI e Secretário Executivo do API.nano.
Em Santa Catarina, há cerca de 40 grupos de pesquisa e sete empresas que fornecem soluções em nanotecnologia, enquanto 11 empresas já se beneficiam das soluções e disponibilizam produtos com essa tecnologia no mercado.
Como o Estado vai sediar o evento, o terceiro workshop abordará áreas de interesse regional, mostrando as tendências nas áreas têxteis, metalmecânico, saúde humana e animal. Também serão apresentadas as possíveis aplicações da gráfico, atualmente o material em destaque na Nanotecnologia.
Estará presente no evento representantes do Governo Federal, destacando-se Flávio Plentz, coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias do MCTI, Eduardo Pinho, da Gerência de Inovação do BNDES, e Nelson Fujimoto, secretário de Inovação do MDIC.
“Será uma oportunidade para conhecer o mercado e avaliar as diretrizes de investimento no País, pois já dispomos de tecnologia e pessoal qualificado para atender a indústria”, comenta Berti sobre a expectativa do evento.
O terceiro Workshop Nanotecnologias: da ciência ao mundo dos negócios é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), com organização da Fundação Certi.