Experiência de Marca

Flipoços terá escritores nacionais e internacionais

O evento conta, também, com atrações voltadas ao universo da música, cinema e gastronomia, oficinas e mesas-redondas com temas atuais.

Grandes nomes da literatura nacional e internacional, atrações voltadas ao universo da música, cinema e gastronomia, oficinas e mesas-redondas com temas atuais fazem parte da VIII Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e da sétima edição do Flipoços 2013  Festival Literário de Poços de Caldas.

Os dois eventos acontecerão no período de 27/04 a 05/05, no Espaço Cultural da Urca, na cidade mineira de Poços de Caldas.

A coordenação é de Gisele Corrêa Ferreira, diretora da GSC Eventos. O patrocínio é do Ministério da Cultura, Grupo DME e Mineração Curimbaba.

O tema desta edição é “A Imortalidade na Literatura – O Legado dos Nossos Escritores Imortais” e já está confirmada a participação de grandes nomes da literatura nacional e internacional como Nélida Piñon, Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro, Sérgio Paulo Rouanet, Eric Nepomuceno, o peruano Pedro Granados, entre outros.

A Feira do Livro de Poços de Caldas é considerada como o maior evento desse tipo do Interior de Minas Gerais e a segunda mais importante do Estado.

Para Gisele Corrêa Ferreira, o Flipoços é a realização de um sonho: “Sempre gostei de literatura e minha vontade era trazer para a população de Poços de Caldas e região a possibilidade de conhecer escritores renomados e suas obras”.

Pela primeira vez será realizada a Mostra de Cinema Flipoços, com a exibição de filmes baseados nas obras dos Imortais, como Ariano Suassuna (“Auto da Compadecida”) e João Ubaldo Ribeiro (“Deus é Brasileiro), além da participação de atores e diretores dos filmes.

Cena do filme O Auto da Compadecida.

Outra novidade será a mesa “Literatura e Mente”, com o  neurocirurgião e escritor Edson Amâncio, autor de “O Homem Que Fazia Chover”, da Editora Barcarolla,  e “ Diário de Um Médico Louco”, da Letra Selvagem.

A Mesa Literatura Latino Americana terá as presenças dos escritores Eric Nepomuceno (jornalista e correspondente na Argentina, México e Espanha), Bruno Eliezer e Pedro Granados, Ph.D em Literatura e Linguagem Hispânica. Escritor participante de diversos festivais internacionais de literatura hispânica, é atualmente professor da Unila – Universidade de Integração Latino Americana, de Foz do Iguaçu (PR).

Na Mesa Crítica Literária participarão Jaime Prado Gouvêa, José Castello e Elizabeth Lorenzotti. Para debater literatura e futebol foram convidados Marcos Eduardo Neves, autor do livro “Nunca Houve um Homem como Heleno”, obra transformada recentemente em filme estrelado pelo ator Rodrigo Santoro, Xico Sá e Lucio Sareta.

A Mesa Literatura Internacional será composta pelos escritores Luis Miguel Rocha (Portugal) autor do best seller “O Último Papa” e com lançamento previsto no Flipoços 2013 do livro “A Filha do Papa”; Manuel Angel Cerda; Juan Pablo Villalobos (México) autor do romance “Fiesta en la Madriguera” (Anagrama, Espanha), publicado no Brasil como “Festa no Covil” (Companhia das Letras), traduzido para 14 idiomas.

Juan Pablo Villalobos e sua obra.

Na programação de oficinas e cursos, destaque para o minicurso sobre a “Geração Beat”, ministrado pelo escritor Claudio Willer, baseado no seu livro do mesmo nome, da Editora L&PM Pocket.

O curso vai abordar a formação da beat e seu histórico: sua importância e influência; a superação da dicotomia poeta olímpico – poeta maldito; o impacto político; leituras, atualização literária; a Nova Visão; os beats e a marginalidade.

A programação completa do Festival pode ser acompanhada pelo site.