Grandes nomes da literatura nacional e internacional, atrações voltadas ao universo da música, cinema e gastronomia, oficinas e mesas-redondas com temas atuais fazem parte da VIII Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e da sétima edição do Flipoços 2013 Festival Literário de Poços de Caldas.
Os dois eventos acontecerão no período de 27/04 a 05/05, no Espaço Cultural da Urca, na cidade mineira de Poços de Caldas.
A coordenação é de Gisele Corrêa Ferreira, diretora da GSC Eventos. O patrocínio é do Ministério da Cultura, Grupo DME e Mineração Curimbaba.
O tema desta edição é “A Imortalidade na Literatura – O Legado dos Nossos Escritores Imortais” e já está confirmada a participação de grandes nomes da literatura nacional e internacional como Nélida Piñon, Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro, Sérgio Paulo Rouanet, Eric Nepomuceno, o peruano Pedro Granados, entre outros.
A Feira do Livro de Poços de Caldas é considerada como o maior evento desse tipo do Interior de Minas Gerais e a segunda mais importante do Estado.
Para Gisele Corrêa Ferreira, o Flipoços é a realização de um sonho: “Sempre gostei de literatura e minha vontade era trazer para a população de Poços de Caldas e região a possibilidade de conhecer escritores renomados e suas obras”.
Pela primeira vez será realizada a Mostra de Cinema Flipoços, com a exibição de filmes baseados nas obras dos Imortais, como Ariano Suassuna (“Auto da Compadecida”) e João Ubaldo Ribeiro (“Deus é Brasileiro), além da participação de atores e diretores dos filmes.
Outra novidade será a mesa “Literatura e Mente”, com o neurocirurgião e escritor Edson Amâncio, autor de “O Homem Que Fazia Chover”, da Editora Barcarolla, e “ Diário de Um Médico Louco”, da Letra Selvagem.
A Mesa Literatura Latino Americana terá as presenças dos escritores Eric Nepomuceno (jornalista e correspondente na Argentina, México e Espanha), Bruno Eliezer e Pedro Granados, Ph.D em Literatura e Linguagem Hispânica. Escritor participante de diversos festivais internacionais de literatura hispânica, é atualmente professor da Unila – Universidade de Integração Latino Americana, de Foz do Iguaçu (PR).
Na Mesa Crítica Literária participarão Jaime Prado Gouvêa, José Castello e Elizabeth Lorenzotti. Para debater literatura e futebol foram convidados Marcos Eduardo Neves, autor do livro “Nunca Houve um Homem como Heleno”, obra transformada recentemente em filme estrelado pelo ator Rodrigo Santoro, Xico Sá e Lucio Sareta.
A Mesa Literatura Internacional será composta pelos escritores Luis Miguel Rocha (Portugal) autor do best seller “O Último Papa” e com lançamento previsto no Flipoços 2013 do livro “A Filha do Papa”; Manuel Angel Cerda; Juan Pablo Villalobos (México) autor do romance “Fiesta en la Madriguera” (Anagrama, Espanha), publicado no Brasil como “Festa no Covil” (Companhia das Letras), traduzido para 14 idiomas.
Na programação de oficinas e cursos, destaque para o minicurso sobre a “Geração Beat”, ministrado pelo escritor Claudio Willer, baseado no seu livro do mesmo nome, da Editora L&PM Pocket.
O curso vai abordar a formação da beat e seu histórico: sua importância e influência; a superação da dicotomia poeta olímpico – poeta maldito; o impacto político; leituras, atualização literária; a Nova Visão; os beats e a marginalidade.
A programação completa do Festival pode ser acompanhada pelo site.