A organização da Festa Literária Internacional de Paraty divulgou a programação de 19 eventos paralelos desta 11ª edição. O evento, que acontece de 03 a 07/07, vai homenagear o romancista alagoano Graciliano Ramos (1892-1953).
As atividades da FlipMais, que se concentram na Casa da Cultura entre os dias 04 e 06/07, contam com mesas literárias, shows e exibição de filmes. No dia 04/07, às 13h, acontece um debate com a ministra Marta Suplicy sobre política pública de incentivo à leitura no Brasil.
Em seguida, o biógrafo Ruy Castro conversa sobre a experiência de escrever sobre sua própria vida.
A escritora norte-americana Lydia Davis falará sobre o desafio de traduzir Gustave Flaubert, em uma segunda oportunidade de contato com autores do programa principal. Outra atração internacional da FlipMais é o roteirista argentino Eduardo Sacheri, de “O segredo dos seus olhos”, filme premiado com o Oscar.
Haverá ainda sessões de cinema, com os filmes “Vidas Secas”, de Nelson Pereira dos Santos”, e “Ouvir o Rio: uma escultura sonora de Cildo Meireles”, de Marcela Lordy. Na área musical, Zé Miguel Wisnik, Arthur Nestrovski e Paula Morelenbaum organizam o espetáculo “Vinicius 100: Palavra e música”, em homenagem a Vinicius de Moraes.
Os ingressos custam R$ 12,00 e podem ser adquiridos na Casa da Cultura ou na bilheteria da tenda dos autores para eventos do mesmo dia ou do dia seguinte. Para atividades gratuitas, é necessário retirar ingressos na Casa da Cultura uma hora antes.