Mais de 800 pessoas participaram da abertura do nono Festival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu. Profissionais de turismo, como empresários, agentes de viagem, guias e operadores, além de estudantes, pesquisadores e representantes governamentais lotaram o salão do Recanto Cataratas – Thermas Resort & Convention.
A mesa de abertura foi composta por representantes nacionais, estaduais e locais do poder público e da iniciativa privada. Todos foram unânimes em destacar o FIT Cataratas como um dos maiores eventos de turismo do Sul do Brasil. Nessa edição, o festival reuniu 215 estandes e mais de 600 expositores.
Foto: Divulgação/Marcos Labanca.
Para o coordenador-geral de eventos do Ministério de Turismo, Marcelo Borella, “O Festival tem crescido anualmente cada vez mais, enquanto a maioria das feiras tem diminuído de tamanho no Brasil. Eu tenho certeza que o evento vem atingindo os seus objetivos.”
O diretor de marketing da Embratur, Sérgio Flores de Albuquerque, destacou o profissionalismo e seriedade como o turismo é tratado na cidade, evidenciado na evolução do FIT Cataratas. “O sucesso do turismo no Brasil é devido a esse esforço evidenciado aqui com vocês, que têm um trabalho fundamental em prol do crescimento do setor”, disse.
O coordenador da edição desse ano, Paulo Angeli, disse que o evento está consolidado como um dos maiores do segmento de turismo do Sul do Brasil graças ao reconhecimento da iniciativa privada e pública.
Conquistas no Centenário
O superintendente de comunicação social da Itaipu Binacional e presidente do Fundo do Iguaçu, Gilmar Piolla, afirmou que Foz do Iguaçu está vivendo um momento mágico, com sinergia positiva entre o poder público e a iniciativa privada, com a sociedade unida em prol do desenvolvimento da cidade.
Piolla enumerou conquistas como a construção de dois shoppings, parque temático, museu do automóvel, novos hotéis e restaurantes, um empreendimento hoteleiro de 960 apartamentos.
“Hoje somos a cidade do Brasil que mais recebe investimentos no turismo. Temos bons motivos para comemorar o centenário.” Foz completa 100 anos de emancipação no dia 10/06.
Ele destacou ainda as melhorias no aeroporto e os projetos para duplicação da Rodovia das Cataratas, revitalização do Marco das Três Fronteiras, do Espaço das Américas e de três praças.
“Além disso, temos a revitalização da Ponte da Amizade e os esforços para aumentar a cota de compras para US$ 500. E, por fim, o Beira Foz (projeto de urbanismo e infraestrutura junto às margens dos Rios Paraná e Iguaçu)”, concluiu.
Troféu Amigo do Festival
Todos os anos, o Festival recebe o apoio de algumas personalidades, como forma de reconhecimento pelas ações de fomento do turismo em Foz do Iguaçu é entregue o troféu “Amigo do Festival”.
Foto: Divulgação/Marcos Labanca.
Os homenageados foram: o diretor de marketing da Embratur, Sérgio Flores; a ministra do Turismo no Paraguai, Marcela Bacugalupo; o presidente da Abav-PR (Associação Brasileira de Agentes de Viagens), Roberto Bacovis; o empresário e ex presidente da CVC, Guilherme Paulu; e o presidente da Fenactur (Federação Nacional de Turismo), Michel Tuma Ness.