As feiras de negócios Fispal Tecnologia Nordeste e Fispal Food Service Nordeste chegaram ao fim da sua 12ª edição com recorde de público e data marcada para o próximo ano.
Em 2015, os eventos acontecerão entre os dias 03 e 06 de novembro, sempre voltados para a indústria de alimentos e bebidas e setor food service, respectivamente. Nesta edição os eventos receberam mais de 39 mil visitantes, o que representa crescimento de 30% no volume de público em relação ao ano anterior.
Fotos: Ytallo Barreto.
“As Fispais Nordeste comemoram agora o sucesso do evento em proporcionar o relacionamento entre o publico final, que são donos de estabelecimentos food service e profissionais da indústria de alimentos e bebidas, com as empresas fornecedoras de materiais e equipamentos para estes setores”, explica o gestor comercial das feiras, Rodrigo da Fonte.
O empresário destaca ainda o interesse dos expositores na renovação dos contratos para participação na edição de 2015. Neste ano, 330 marcas expositoras trabalharam na comercialização de pequenos materiais, desde utensílios e matérias-primas até máquinas de grande porte como fornos, câmaras, envasadoras, rotuladoras, vitrines, mobiliário.
“Podemos dizer que este ano a feira deu um salto ainda maior de representatividade para o mercado e, com certeza, foi a melhor edição das Fispais Nordeste dos últimos 12 anos.”, explica o empresário.
“Temos marcas que somaram até R$ 3 milhões em negociações durante os dias de evento e a maioria dos expositores pôde realizar negócios expressivos de forma direta com um publico altamente qualificado.”, conta Fonte. A ideia da organização para o próximo ano é ampliar a planta da feira.
“Pretendemos aumentar o leque de opções para os visitantes das Fispais Nordeste.”, ressalta o empresário.
Entre os expositores que se destacaram na feira de negócios é possível citar a Indiana, empresa que trabalha com equipamentos para produção de alimentos, com capacidade para produzir, por hora, de três a 15 mil unidades de doces e salgados, entre cinco e 250 gramas com até dois recheios, secos ou pastosos.
Segundo a gerente de vendas, Nathaly Bernardi, o estande foi bastante procurado por buffets e restaurantes.
No caso da Metvisa, empresa catarinense com 25 anos de mercado, que participa da Fispal Food Service Nordeste desde a primeira edição, a feira funciona como uma vitrina.
A companhia possui portfólio com mais de 70 linhas de produtos que atendem comerciantes das classes A a D, que trabalham em restaurantes, lanchonetes, açougues e até microempreendedores individuais.
“A nossa presença na feira é importante para reforçar laços comerciais com os grandes revendedores locais e apresentar nossos produtos ao público final, que posteriormente realizará a compra através dos nossos parceiros.”, explica o gerente comercial, Rangel Wesseley.
A Metvisa, além de atender todo o Brasil e exportar para mais de 20 países, tem grande foco na Região Nordeste que é considerada uma das principais praças, representando grande fatia dos rendimentos da companhia.
O microempreendedor, Severino Pereira, visitou a feira de negócios em busca de informações a respeito de fritadeiras, vitrines refrigeradas e liquidificadores profissionais de alumínio.
“Eu vendo lanches diversos como sanduíches, batata frita e salgados, além de sucos, açaí e milk-shakes numa pequena lanchonete que, em breve, pretendo ampliar e torná-la mais profissional.”, declara o comerciante.
Para Ana Rita e Gabriela Oliveira, sócias à frente do Agua na Boca Gastrô, localizado em Casa Amarela, a feira foi uma oportunidade de conhecer novas tecnologias.
“Achamos interessantes os freezeres compactos para ambientes pequenos que, ao mesmo tempo, possuem um bom espaço para o armazenamento de comidas congeladas.”, ressaltam as empresárias.
Já a Elaine Luz, proprietária de uma temakeria no Recife, foi atraída pelas máquinas de produção de sushi da Suzumo e Altech. Na área de mobiliário, além da Aluminas, Thonart, Arte Nobre e Pavanny, a Gail, fabricante de cerâmicas, destacou-se como a única empresa do segmento a expor seu portfólio no evento.
Profissionais de micro cervejarias também estiveram presentes na Fispal Tecnologia Nordeste em busca de novidades. Para o Eduardo Garcia, diretor da Exsys, empresa fabricante de equipamentos industriais, a participação foi fundamental.
“Durante a Fispal nós vendemos seis equipamentos, com preços que variam entre R$ 6 mil e R$ 1 milhão. Além das vendas efetivas, fizemos boas prospecções de clientes.”, afirma Garcia. O diretor expôs no evento toda a linha de cozinha micro cervejeira que contempla fermentação, maturação e todo o processo de produção de cervejas especiais.
O público interessado em micro cervejarias pôde ainda conferir, no último dia do evento, palestra proferida pelo beer sommelier da Cervejaria Invicta, João Filho, que abordou o novo perfil do consumidor brasileiro e as oportunidades de negócios no ramo.
O especialista falou sobre como as cervejarias artesanais influenciam nas preferências do consumidor, explicou a peculiaridades deste nicho de mercado, citando cases de sucesso. Esta foi a última de um ciclo que reuniu oito palestras voltadas para atualização profissional dos visitantes das feiras.
O conteúdo das palestras estará disponível em breve nos sites da Fispal Tecnologia e da Fispal Food Service. O público que não teve a oportunidade de conferir o evento este ano, pode aguardar a edição 2015 que acontecerá entre os dias 03 e 06 de novembro, das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Pernambuco.