Experiência de Marca

Fifa veta taça da Garoto em estádios e no Exterior

O veto faz parte dos limites impostos pelos acordos comerciais da Fifa com seus diferentes parceiros. À Garoto, por exemplo, só é permitido vender sorvetes e alguns itens específicos de chocolate dentro dos estádios.

O projeto de criação da taça da Copa do Mundo em chocolate só não terá maior impacto por conta de vetos impostos pela própria Fifa. O acordo firmado entre a Garoto e a entidade impede a comercialização do produto dentro dos estádios da Copa, e, também, no Exterior.

O veto faz parte dos limites impostos pelos acordos comerciais da Fifa com seus diferentes parceiros. À Garoto, por exemplo, só é permitido vender sorvetes e alguns itens específicos de chocolate dentro dos estádios.

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Da mesma forma, o contrato da empresa é válido somente para o território nacional, o que excluirá a venda da taça de chocolate no Exterior. Isso impediu que o chocolate que replica o objeto mais cobiçado do Mundial ganhasse importantes pontos de venda.

“Tivemos uma longa negociação com a Fifa para alcançar este objetivo e, para nós, é extremamente gratificante poder fazer um produto como esse para celebrar nosso patrocínio à Copa do Mundo”, afirmou André Barros, gerente de Marketing Esportivo do Grupo Nestlé, que detém a marca Garoto.

Leandro Cervi, gerente de Marketing da Garoto; Michel Teló e André Barros, gerente-executivo de Marketing Esportivo do Grupo Nestlé, segurando o Troféu de Chocolate da Copa do Mundo da Fifa 2014, em evento da Garoto em São Paulo (Foto: Divulgação/Garoto).
Leandro Cervi, gerente de Marketing da Garoto; Michel Teló e André Barros, gerente-executivo de Marketing Esportivo do Grupo Nestlé, segurando o Troféu de Chocolate da Copa do Mundo da Fifa 2014, em evento da Garoto em São Paulo (Foto: Divulgação/Garoto).

Inicialmente, segundo Barros, “algumas centenas de milhares” de unidades do chocolate foram comercializadas. A compra, feita pelos lojistas, tem como objetivo inicial a demanda de Páscoa. Após o feriado, em que as vendas de chocolate registram seus recordes, a empresa espera ter a necessidade de voltar a produzir mais taças para atender o público de Copa do Mundo.

As medidas que acabaram “tolhendo” o alcance ainda maior das vendas da taça de chocolate fazem parte dos acordos de patrocínio da entidade para o Mundial. Com o objetivo de não prejudicar diferentes parceiros, a Fifa cria uma série de regras.