Experiência de Marca

Festival Nacional do Making Of volta ao Recife

A primeira edição do evento foi realizada em 2007, durante três dias. Agora são cinco, com atrações no intuito de promover a troca de experiências entre a produção feita em Pernambuco e nos Estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Começou na última segunda-feira (10/09), na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Recife, o segundo Festival Nacional do Making Of, que segue até sexta-feira (14/09). Na programação, totalmente gratuita, mostra não-competitiva de making ofs, debates, oficinas e exposição de cartazes, explorando o universo dos bastidores do audiovisual e do cinema brasileiro.

A primeira edição do Making Of foi realizada no Recife, em 2007, durante três dias. Agora são cinco dias, com atrações no intuito de promover a troca de experiências entre a produção feita em Pernambuco e nos Estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Exposição de cartazes exibirá o do filme 'A Febre do Rato', de Daniela Brilhante. (Foto: Divulgação).

Três sucessos do cinema regional tiveram seus bastidores exibidos no primeiro dia do evento (10/09). São eles: “A febre do rato”, de Cláudio Assis; “O som ao redor”, de Kléber Mendonça Filho; e “Era uma vez eu, Verônica”, de Marcelo Gomes.

O evento terá quatro oficinas em áreas estratégicas do setor: atuação para cinema, produção de filmes de baixo orçamento, iniciação à trilha sonora e uma outra voltada à produção de making ofs.

Também haverá uma exibição de cartazes de cinema e outra de fotografias de still, trazendo ao público imagens que marcaram a retomada do cinema pernambucano, a partir de 1997 – com o lançamento do filme “Baile perfumado”, de Paulo Caldas e Lírio Ferreira – até 2012. São cartazes e fotografias, de vários autores, que apresentam os bastidores de filmes que vêm se destacando em importantes festivais nacionais e internacionais.

Patrocinado pela Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco (Chesf), por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, o Festival é uma chance para que estudantes e profissionais do setor possam trocar experiências, debatendo com convidados as políticas públicas para o setor e apontando caminhos para uma maior profissionalização e desenvolvimento do cinema nacional.

Fonte: G1.