Considerado o maior Festival do gênero na América Latina e o terceiro maior do mundo, o Festival Mundial de Publicidade de Gramado anunciou nesta semana que o 20º Festival Mundial de Publicidade de Gramado de 2015 contará com a presença de Fausto Silva, convidado por Roberto Duailibi, presidente do Festival.
Já o segundo Festival do Rio Grande do Sul de Paris, acontece de 10 a 12 de outubro deste ano. E no ano que vem no mês de outubro vai acontecer o terceiro Festival do Rio Grande do Sul de Paris com o nome de terceiro Festival do Sul do Brasil e será lançado em Paris do próximo dia 10 de outubro, quando também serão anunciados no painel do pré-lançamento a realização do 20º Festival Mundial de Publicidade de Gramado e do Prêmio Universitário Internacional de Gramado.
O terceiro evento em 2015 reunirá os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Festival Mundial de Gramado
O terceiro maior evento do mundo na área, em número de participantes, e o maior da América Latina, o Festival Mundial de Publicidade de Gramado fez história no Brasil desde sua primeira edição, em 1975, atravessando em seguida fronteiras como evento latino-americano, para ganhar na sua continuidade expressão mundial. Idealizado com a proposta de discutir e analisar o segmento publicitário, passando por temas de interesse de profissionais, agências e mercado, nasceu sob o selo de Seminário.
O local escolhido, desde o início, foi a cidade serrana de Gramado, por oferecer atrativos turísticos e uma rede hoteleira de primeira linha, capaz de abrigar um grande número de participantes.
Na primeira edição, o público excedeu a expectativa, revelando o potencial do evento que começava a ganhar contorno para transformar-se em seguida em Festival Latino-Americano de Publicidade, com apoio de entidades que igualmente cresciam e erguiam sua bandeira em prol da atividade no Brasil: a Abap – Associação Brasileira de Agências de Publicidade e Fenapro – Federação Nacional das Agências de Propaganda. Nesta esteira, surgiu em 1983 a Alap – Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade, que passou a ser a entidade promotora e realizadora do Festival. Foi a partir daí que mudou de selo para Festival Mundial de Publicidade de Gramado e hoje figura entre os principais eventos do setor.
O crescimento do Festival é traduzido também por ações paralelas – exposições, seminários e workshops, foco de interesse cada vez de um maior número de profissionais e estudantes de Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas.
Dentre as principais conquistas do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, além da aceitação do público em escala ascendente – hoje chega a superar a casa dos cinco mil participantes – o Mundial obteve em 1991, durante a sua oitava edição, a aprovação de Lei Municipal, determinando sua inserção no calendário de promoções turísticas de Gramado, ao lado do Festival de Cinema, numa verdadeira tradução de sua representatividade.
A partir de 2004, tiveram início as edições extras, realizadas nos anos pares. Em 2004, chegando à Paris. Em 2006 foi a vez de Buenos Aires. Em 2008 rompeu mais uma vez a barreira da ousadia, chegando ao México, Itália e Japão, quase que simultaneamente. Em 2010, ocorreu no dia 30 de setembro na cidade de Nova Yorque, no Paley Center for Media no Goodson Theatre, inserido na realização da Advertising Week, o mais representativo evento mundial do setor.