Experiência de Marca

Festival Internacional de Circo tem atrações gratuitas em SP

A partir desta quarta-feira, 11 de abril, a magia do circo chega a São Paulo com as mais de 40 atrações gratuitas na primeira edição do Festival Internacional de Circo (FIC).

Festival Internacional de Circo tem atrações gratuitas em SP

Com início na quarta-feira, 11 de abril, a magia do circo chegou a São Paulo com as mais de 40 atrações gratuitas na primeira edição do Festival Internacional de Circo (FIC).

Artistas de países como Bélgica, Itália, Argentina e Brasil se encontram no Centro Esportivo Tietê, Zona Norte da Capital, até domingo, 15/04, em uma estrutura montada especialmente para o evento.

Para receber o FIC, três lonas, dois palcos e uma praça de alimentação formam a Cidade do Circo, localizada a 300 metros da Estação Armênia, na Linha Azul do Metrô. “O objetivo do festival é dar mais visibilidade aos artistas da cidade, porque quem frequenta eventos assim sabe do potencial que existe aqui.”, diz o ator Hugo Possolo, diretor-geral do festival.

Um dos fundadores do grupo Parlapatões e coordenador do curso de Atuação da SP Escola de Teatro, Possolo é presidente da Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo, que realiza o festival em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. “Para o público, essa é uma oportunidade de ver a qualidade dos artistas de São Paulo e de outras regiões também, tudo de graça.”

A programação do FIC tem início no dia 11 de abril, às 20h, com a Mostra Competitiva, em que malabaristas, mágicos e acrobatas competem pelos prêmios de melhor número de pista e melhor número aéreo. Dos mais de 600 inscritos, apenas 12 foram selecionados para a competição.

Além deles, a abertura do Festival recebe apresentações de mais dois convidados: o malabarista peruano Aldo Villacorta Leon e os palhaços da Turma do Biribinha (Alagoas).

Outros destaques incluem o show de malabarismo cômico da italiana Compagnia Bellavita, na quinta, 12/04, e o espetáculo “InversUs”, da Cia. Éos, de Sorocaba, na sexta, 13/04. O Circo Pitanga, que surgiu no Rio de Janeiro e tem sede na Bélgica, apresenta “Cordas Nupciais”, mistura de teatro e acrobacias, no sábado, 14/04.

No domingo, 15/04, quem encerra o Festival é a Cia. Tato Villanueva, da Argentina. A programação completa está disponível nas redes sociais do Festival Internacional de Circo.

Segundo Hugo Possolo, a ideia do festival é, além de destacar artistas circenses nacionais e internacionais, estimular a cena de circo em São Paulo. “Assim como a visibilidade, a troca entre esses artistas também é importante. A Mostra Competitiva serve como incentivo à qualificação dos artistas e números, tanto do ponto de vista técnico quanto estético.”