Experiência de Marca

Festival explora conceito de experiência em Gramado

Entre os principais conceitos que circularam pelo evento, destaque para um grupo de consumidores específico: a Geração Z. Nascida neste século, ela está sendo criada sem o compromisso da fidelidade, mas aprendendo a exigir das marcas o conceito central do marketing promocional: experimentar.

Há 18 anos, Gramado (RS) recebe criativos e marketeiros de todo o Brasil para debates, palestras, discussões e integração no contexto do Festival Mundial de Publicidade. A edição deste ano terminou na sexta-feira, dia 2.

Entre os principais conceitos que circularam pelo evento, destaque para um grupo de consumidores específico: a Geração Z. Nascida neste século, ela está sendo criada sem o compromisso da fidelidade, mas aprendendo a exigir das marcas o conceito central do marketing promocionalexperimentar.

A diversidade de temas pontuou a agenda, que teve desde o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), Luiz Lara, falando sobre sobre o tema do encontro (“Onde está a ideia?”) até a Perestroika, uma escola de atividades criativas, que encerrou o Festival falando sobre o “Fazer, Dizer”.

Foram cerca de 4 mil participantes, boa parte deles estudantes universitários (70%), e houve distribuição de brindes e diversas ações promocionais, bem como atrações interativas e de mídia digital. O Festival trouxe para o debate assuntos como redes sociais, engajamento de consumidores, marketing esportivo e outros.

Um dos momentos mais esperados é a divulgação dos vencedores do prêmio Galo, o símbolo da publicidade. Distribuído em três categorias – Ouro, Prata e Bronze – a premiação distribui estatuetas para as diversas disciplinas do marketing.

Em promo, os premiados foram: Boca/RS, com Ouro para o case Olympikus e Prata para o Opanka; Escala/RS, que levou Ouro com o Banco de Livros do RS, Prata com o Detran e Bronze com o Fundação de Tênis; a DCS/RS ficou com o Ouro para o Vonpar Alimentos; a Loducca saiu com a Prata para o case MTV Brasil; a uruguaia LOWE GINKGO levou duas Pratas, para Unilever e para Fundación Logros; a Quê Comunicação/RJ faturou a Prata para o Radio Mix FM.

Já a agência W3HAUS/RS ficou com dois Bronzes: em mídia digital/ jogo online, com o case Kraft Foods, e em mídia digital/ hot site para o Eudora.