Que tal poder utilizar imagens de um acervo riquíssimo, sem restrições, para construir seu vídeo de um minuto? No novo concurso do Festival do Minuto “A Grande Ideia Brasil”, você pode fazer isso à vontade, com qualquer tema, e ainda ganhar prêmios de até R$ 25 mil.
A “Grande Ideia” é um desdobramento de outros dois concursos realizados internacionalmente, que tiveram grande sucesso. “Big Idea” foi um concurso que contou com a participação de sete designers de renome internacional e diretores, cujos filmes demonstravam novas formas de criar e executar ideias tendo, como matéria-prima, os recursos da Getty Images. Em função da popularidade que obteve, o “Next Big Idea” foi aberto internacionalmente para a realização de curtas-metragens partindo do mesmo princípio. Agora, na edição brasileira, um novo e instigante desafio: desenvolver esta grande ideia em um minuto.
“Nosso grande tema é a criação e a ressignificação, já que realizar algo novo em um mundo tão saturado de imagens já produzidas passou a ser um tema bastante em evidência na atualidade”, diz o cineasta Marcelo Masagão, curador do Festival.
Partindo da ideia de que, recombinando imagens e sons já existentes se criam novas ideias e sentidos, o concurso disponibiliza o acervo de fotos, de clipes de vídeo e de músicas do banco de imagens da Getty Images. “Em parceria com o Festival do Minuto, a Getty Images Brasil busca estimular as pessoas a explorar novas maneiras de produzir um trabalho criativo. Acreditamos que diversas serão as idéias e criações apresentadas, que terão como base a extensa coleção de imagens, clipes de filme e música que a Getty está disponibilizando”, declara Renata Simões, gerente de marketing da Getty Images Brasil.
Para saber como consultar as imagens que podem ser utilizadas, acesse a página. Ao menos 50% do vídeo deve ser composto de imagens e sons do acervo disponibilizado.
Numa primeira etapa, os 28 melhores vídeos serão exibidos no Canal Brasil. Os espectadores elegem, pela internet, quem foi o melhor vídeo da semana e, já na primeira etapa, cada um dos vídeos exibidos leva R$ 200. Os autores dos oito vídeos finalistas, eleitos pelo público, irão realizar um novo vídeo e os dois grandes vencedores (um escolhido pela curadoria, outro pelo público) irão concorrer a R$ 5 mil cada.