Belo Horizonte se prepara para receber, de 15 a 17/03, no Expominas, atrações da cultura milenar japonesa. Um local para se conhecer um pouco mais sobre as relações do Estado com a terra do sol nascente.
O evento, realizado pelo Escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte juntamente com a Associação de Cooperação em Ciência e Tecnologia Brasil-Japão, irá contar com várias atividades artístico-culturais.
Outras áreas programadas são os estandes institucionais, empresariais, os setores de gastronomia, saúde, bazares para comercialização de artigos típicos, entre outras atividades.
O Festival do Japão Minas Gerais 2014 será realizado no Centro de Convenções do Expominas, fortalecendo e propiciando o acesso às riquezas culturais, artísticas e gastronômicas do país para os mineiros, turistas e para todos aqueles que admiram a cultura nipônica.
Na área de gastronomia, o público terá a oportunidade de experimentar receitas com paladar bem caseiro e degustar pratos que não são comuns em restaurantes, além dos já consagrados sushi, sashimi, yakishoba, tempurá e gyoza, entre outros.
Durante o evento, o visitante poderá encontrar produtos e artigos típicos, desde panelas japonesas, utensílios domésticos importados, objetos de cerâmica e decorativos, roupas, artesanatos em Origami e Kirigami, artigos de Anime, dentre muitas outras novidades.
Os visitantes também poderão apreciar mais de 100 calendários japoneses, com diversos temas como por exemplo, às paisagens naturais, jardins e arranjos florais e as crianças poderão admirar a exposição com 100 painéis de Anime e Mangá, além de participar de oficinas de Mangá e Pipamodelismo.
Um dos costumes antigos no Japão, o uso do Furoshiki, embrulho em tecido, será oferecido em cursos gratuitos, divulgando esse costume de forma criativa,mesclando a tradição com a praticidade e utilização de forma sustentável, em substituição das sacolas plásticas.
Os trabalhos da arte do embrulho japonês em papel, cartões tridimensionais em Kirigami e desenhos com suaves traços da arte do Sumie, serão expostos em frente as salas de oficinas e oferecido os cursos gratuitamente para aqueles que queiram experimentar uma nova arte da cultura japonesa.